Teoria de Jogos por Alda Carvalho - Prémio Ciência Viva Educação 2020

Eixos de Opinião de Dezembro de 2020

Alda Carvalho - Docente do Ensino Superior e Investigadora do CEMAPRE/ISEG. (Ver +)


Título: Prémio Ciência Viva Educação 2020

Este ano o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos recebeu o prémio Ciência Viva Educação. Este campeonato realiza-se em Portugal desde 2004, envolvendo anualmente centenas de escolas e dezenas de milhar de alunos do Ensino Básico e Secundário. Na final nacional, os alunos que representam cada escola inscrita encontram-se para a determinação dos campeões nacionais. Trata-se de um dia de festa com vários momentos em que centenas de alunos se concentram para pensar e tomar decisões nos seus jogos – sem tecnologia, sem barulho, apenas uma boa proposta de jogos matemáticos. Trata-se de um evento único a nível mundial.

Estando envolvida na organização desde a 2.ª edição, posso testemunhar que quem passa por ele não fica indiferente. Quer seja a organizar, a jogar, a acompanhar alunos ou até mesmo a passear, a experiência é sempre muito surpreendente e inesquecível. Esta festa tem uma logística por trás, mas o verdadeiro motor são as centenas de professores envolvidos na dinamização dos jogos nas suas escolas. Este prémio é o reconhecimento do trabalho extra que fazem por acreditarem nesta iniciativa: PARABÉNS!  

Foto do CNJM realizado em Braga em 2008

Nesta época natalícia gostava de revisitar um clássico: o jogo do GALO, mais concretamente o SUPER GALO. Trata-se de uma versão muito fácil de implementar e com muita adesão dos mais pequenos (1.º ciclo e não só). Este jogo é uma forma diferente de introduzir as coordenadas no 3.º ano de escolaridade. Pode ver-se uma notícia sobre a sua utilização nos Açores

À semelhança do conhecido jogo do GALO, existe um símbolo para cada jogador: por exemplo, x e o. Joga-se numa grelha 3x3 mas (e, agora vem a novidade) cada uma dessas 9 casas tem uma nova grelha 3x3, como se mostra na figura seguinte.

SUPER GALO

Uma das características interessantes deste jogo é o facto de a nossa jogada determinar a casa onde o nosso adversário jogará a seguir. Veja-se uma sequência possível de jogadas.

A próxima jogada terá de ser uma x no mini GALO da casa central pois a última o foi jogada no centro. Por sua vez, o local escolhido no mini GALO central determinará o mini GALO onde será efectuada a próxima o

À medida que o jogo avança, o tabuleiro vai ficando preenchido e o primeiro 3 em linha é inevitável… mas o jogo não acaba aí. Por exemplo, imaginemos que era esta a posição.

Com a última jogada, há um 3 em linha na casa central e nela fica registada uma grande x. Isso não garante a vitória, apenas assegura essa casa para o jogador. Ninguém voltará a jogar nesse mini GALO; se houver uma jogada que leve a jogar no mini GALO central, o jogador que a teria de fazer pode escolher onde jogar. Por exemplo, nesta sequência, o jogador das x não consegue jogar no mini GALO central pois este já está atribuído (neste caso é uma x). Quando isso acontece, o jogador escolhe qualquer um dos mini GALOS disponíveis e faz aí a sua jogada. 

O jogo termina quando há um 3 em linha no SUPER GALO, sendo vitória desse jogador; ou quando não há mais jogadas, sendo nesse caso um empate. 

Bons jogos e boas festas!

 

Publicado/editado: 05/12/2020