Vida & Obra de Cornelius Lanczos

Vida & Obra de...

Cornelius Lanczos (1893 – 1974) foi um matemático e físico judeu nascido na Hungria.

Lanczos entrou na Universidade de Budapeste em 1910. Na universidade teve vários professores inspiradores que causariam um grande impacto em Lanczos. O físico húngaro Loránd Eötvös, conhecido internacionalmente como “barão”, foi seu professor de física e o primeiro a interessar Lanczos no estudo da teoria da relatividade. O seu professor de matemática foi o matemático húngaro Lipót Fejér. 

Peter Lax (atualmente com 94 anos de idade, fará 95 a 1 de maio de 2021), matemático americano nascido na Hungria, Prémio Abel 2005, escreveu:

“Lanczos was much influenced by Fejér; he learnt from him about Fourier series, orthogonal polynomials, and interpolation. It is likely that Lanczos was influenced by Fejér's style of lecturing...”

Depois de se formar em 1915, Lanczos foi nomeado assistente da Universidade Técnica de Budapeste. 

Lanczos concluiu o seu doutoramento em 1921. A sua tese foi sobre a teoria da relatividade (Relation of Maxwell's Aether Equations to Functional Theory). Lanczos enviou uma cópia da sua tese a Einstein, e Einstein respondeu dizendo:

“I have read your work in as much detail as my present excess of work allows. I can say that it is sound and original thinking. It makes you worthy of the doctorate. I am pleased to give you my permission to honour me by dedicating it to me.”

Em 1921 devido às leis da Hungria contra os judeus, Lanczos foi para a Alemanha e ocupou durante três anos um cargo na Universidade de Friburgo. Depois assumiu um cargo na cidade alemã Frankfurt am Main, onde se tornou colega do matemático alemão Paul Epstein. Durante o ano de 1928-29, Lanczos foi assistente de Einstein em Berlim, regressando a Frankfurt em 1929.

Em 1931 Lanczos passou um ano nos Estados Unidos como professor visitante da Purdue University em West Lafayette, Indiana. Quando regressou à Alemanha, descobriu que a situação política estava insustentável para os judeus e, por isso voltou de novo à universidade de Purdue em 1932. Barbara Gellai escreveu:

“Had he not been compelled to leave Germany for the United States, the field of applied mathematics might lack today several very useful and elegant mathematical methods.”

Durante o seu tempo na universidade de Purdue, Lanczos publicou artigos de física matemática e em 1938 publicou o seu primeiro trabalho em análise numérica. Dois anos depois, publicou um método das matrizes para o cálculo dos coeficientes de Fourier que, mais de 25 anos depois, foi reconhecido como o algoritmo da “Transformada Rápida de Fourier” descrito pelo matemático americano John Tukey. Lanczos continuou a trabalhar também em relatividade e correspondia-se regularmente com Einstein tanto a nível científico como pessoal, uma vez que eram amigos. 

Lanczos passou o ano de 1944 a trabalhar para a Boeing Aircraft Company e, em 1946, renunciou ao cargo em Purdue para assumir um cargo permanente na Boeing. Lá, aplicou a matemática em projetos de aeronaves e foi capaz de desenvolver novos métodos numéricos para resolver os problemas.

Em 1949, mudou-se para o Instituto de Análise Numérica do National Bureau of Standards em Los Angeles onde trabalhou no desenvolvimento de computadores digitais e foi capaz de produzir versões dos métodos numéricos que havia desenvolvido anteriormente para programar nos computadores digitais. No Instituto de Análise Numérica, teve o matemático húngaro Otto Szász, e a matemática checa Olga Taussky-Todd e o seu marido o matemático irlandês John Todd como colegas.

No entanto, no início dos anos 1950, o senador dos Estados Unidos Joseph R. McCarthy instigou fortes sentimentos contra o comunismo nos EUA. No Instituto de Análise Numérica, como em muitas outras instituições, houve investigações e suspeitas e o ambiente tornou-se desagradável. Lanczos ficou, portanto, satisfeito ao receber uma oferta, em 1952, do físico teórico austríaco Erwin Schrödinger (Prémio Nobel em Física em 1933. Schrödinger é mais conhecido pela experiência mental, frequentemente descrita como um paradoxo, o Gato de Schrödinger, onde procura ilustrar a interpretação de Copenhague da mecânica quântica.) para assumir o cargo de chefe do Theoretical Physics Department no Dublin Institute for Advance Study na Irlanda. Barbara Gellai escreveu sobre este período: 

“A very special, and in some ways the most beautiful, period of his life started there when he returned again to his 'first love' in science, devoting himself primarily to the study of the theory of relativity. Indeed, this position offered the support and the circumstances which he had longed for his entire life.”

Lanczos publicou mais de 120 artigos e livros  numa carreira de mais de 40 anos. Cerca de metade desses artigos e livros foram publicados depois que ele assumiu o cargo no Dublin Institute. 

Para os apaixonados por matemática, deixamos os dois vídeos seguintes, produzidos na Universidade de Manchester em 1972. No primeiro, Cornelius Lanczos é entrevistado e fala sobre as suas contribuições para a matemática aplicada, apresentando as suas opiniões de uma forma clara e convicta. Um entrevistado extraordinário! No segundo, Cornelius Lanczos fala sobre a sua fascinante vida. 

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Lanczos/

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 02/02/2021