Vida & Obra de Dattatreya R. Kaprekar

Vida & Obra de...

Dattatreya Ramachandra Kaprekar (1905 – 1986) foi um matemático indiano.

Kaprekar nasceu em Dahanu, uma cidade na costa oeste da Índia, a cerca de 100 km do norte de Mumbai. A mãe morre quando Kapreker tinha apenas 8 anos e partir dessa altura é criado pelo pai. O pai era fascinado por astrologia. Embora a astrologia não exija matemática profunda, ela exige uma habilidade considerável para calcular com números, e o pai de Kaprekar certamente incutiu no filho o amor pelo cálculo.

Na altura que frequentou a escola secundária, Kaprekar passou muitas horas felizes a resolver quebra-cabeças matemáticos. Começou os seus estudos superiores no Fergusson College, em Pune, em 1923, e destacou-se ao ganhar o Prémio de Matemática Wrangler RP Paranjpe, em 1927. Este prémio foi concedido para a melhor matemática original produzida por um aluno e Kaprekar mostrou sempre grande originalidade nas questões que criava de teoria dos números. Formou-se com um Bacharelato em Ciências em 1929 e no mesmo ano foi nomeado professor de matemática em Devlali onde ficou até se reformar aos 58 anos em 1962.

O fascínio pelos números acompanhou Kaprekar desde criança e continuou por toda a sua vida. Kaprekar foi um bom professor, usava o amor que tinha pelos números para motivar os seus alunos, e era frequentemente convidado para falar em faculdades locais sobre os seus métodos. 

Muitos matemáticos indianos riram das ideias de Kaprekar sobre a teoria dos números, considerando que estas eram triviais e sem importância. Kaprekar conseguiu publicar algumas das suas ideias em revistas de matemática de qualidade inferior, mas outros artigos foram publicados em panfletos com inscrições como Impressão privada, Devlali ou Publicado pelo autor, Khareswada, Devlali, India. Atualmente o nome de Kaprekar é bem conhecido e muitos matemáticos ficaram intrigados com as suas ideias sobre os números que Kaprekar considerava muito viciantes. 

Após a morte da sua mulher em 1966, Kaprekar descobriu que a sua reforma era insuficiente para sobreviver e, por isso, foi forçado a dar aulas particulares de matemática e ciências para ganhar mais algum dinheiro.

Kapreker só alcançou fama internacional em 1975, quando Martin Gardener escreveu sobre Kaprekar e os seus números na sua coluna Mathematical Games na edição de março da Scientific American.

Kaprekar descobriu algumas propriedades muito interessantes em alguns números, por exemplo, nos números que hoje têm o seu nome. Os números de Kaprekar são números inteiros n, tal que n2 pode ser dividido em dois números cuja sua soma é n. Por exemplo 7032 = 494209, e 494 + 209 = 703.

Mas o mais conhecido dos resultados de Kaprekar é aquele que se relaciona com o número 6174, hoje chamado de constante de Kaprekar. Este resultado foi  descoberto por Kaprekar em 1946 e anunciado por ele na Conferência de Matemática de Madras em 1949. Kaprecker publicou este resultado no artigo Problems involving reversal of digits no Scripta Mathematica em 1953.

Deixamos o vídeo seguinte que apresenta o professor Roger Bowley da Universidade de Nottingham a falar da constante de Kaprekar. Não perca!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Kaprekar/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 17/01/2022