Vida & Obra de Donald Knuth

Vida & Obra de...

Donald Evin Knuth (1938) é um matemático e cientista de computadores norte-americano.

O pai de Donald era professor e desempenhou um papel muito importante na determinação dos interesses de Donald, foi por meio do pai que Donald adquiriu o seu amor pela educação, música e matemática.

Na escola, os interesses de Knuth eram mais voltados para a música do que para a matemática. Knuth tocava saxofone e, mais tarde, tuba, na banda da escola. Embora passasse muito tempo dedicado à música, Knuth não negligenciou as outras matérias escolares e terminou o secundário em 1956 com a maior média de notas que alguém já havia alcançado na sua escola.

Apesar das suas intenções de estudar música, Knuth foi com uma bolsa de estudos para o Case Institute of Technology em Cleveland, Ohio, estudar física. A partir do seu segundo ano, Knuth começou a se mover para a matemática e para longe da física. O estímulo surgiu quando resolveu um problema que um dos seus professores de matemática havia proposto, além de que não apreciava as práticas de física.

Knuth teve o primeiro encontro com computadores no primeiro ano na Case, antes de mudar para matemática. Ao usar o IBM 650 consultou o manual para descobrir como escrever programas e achou que podia fazer melhor:

"... the manual we got from IBM would show examples of programs and I knew I could do ... better than that. So I thought I might have some talent."

Em 1958 escreveu um programa de computador para analisar o desempenho da equipa de basquete da faculdade e a IBM usou uma fotografia sua no seu anúncio e publicidade. 

Formou-se em junho de 1960 com distinção e, numa jogada bastante singular, a faculdade concedeu-lhe ao mesmo tempo o grau de mestre. Knuth recebeu duas bolsas no ano da sua graduação, um Woodrow Wilson Fellowship e um National Foundation Fellowship.

No outono de 1960, Knuth ingressou no California Institute of Technology e, em junho de 1963, doutorou-se em matemática.

Knuth fez muitas contribuições para a matemática e para a computação. 

Escreveu o livro The Art of Computer Programming, que se tornou numa das principais referências da ciência de computadores. O objetivo de Knuth era:

"... organize and summarize what is known about the fast subject of computer methods and to give it firm mathematical and historical foundations.
... show that the connection between computers and mathematics is far deeper and more intimate than these traditional relationships would imply."

Knuth também é famoso pela sua contribuição na análise de algoritmos e pela invenção do sistema tipográfico TEX e o sistema de criação de fontes METAFONT.

A invenção do TEX por Knuth, uma linguagem para composição de artigos matemáticos e científicos, mudou totalmente a forma como a matemática é impressa e comunicada. Knuth começou em 1976 e tirou dez anos dos seus outros projetos para trabalhar no desenvolvimento do TEX e do METAFONT, um sistema de software de computador para o design do alfabeto. 

O TEX mudou a tecnologia de publicação de matemática e ciência, pois permite que matemáticos e cientistas produzam a mais alta qualidade de impressão de artigos matemáticos, usando simplesmente um computador doméstico. Não mudou apenas a forma como os artigos matemáticos e científicos são publicados, mas também a forma como são comunicados. No século 17, um matemático teria escrito uma carta para outro matemático e eles discutiriam as suas vidas cotidianas em inglês, francês ou alemão, por exemplo, mas sempre que viessem a explicar um assunto matemático, eles usariam o latim. Hoje em dia os matemáticos comunicam por e-mail e sempre que querem explicar uma peça matemática requerem a símbolos matemáticos que quase sempre comunicam através do TEX. O impacto do TEX ao nível da facilidade na produção e comunicação matemática, nunca foi medido, mas, com certeza que é imenso.

Em 1968, Knuth foi nomeado Professor de Ciência de Computadores na Universidade de Stanford onde permaneceu pelo resto da sua carreira. Em 1993 tornou-se Professor Emérito em Stanford e continuou a morar no Campus da Universidade.

Pelas suas contribuições notáveis, Knuth recebeu muitas homenagens e honras ao longo da sua carreira.

A Stanford Magazine referiu acerca da vida diária de Knuth após a sua reforma:

“In retirement, he still writes several programs a week. He no longer advises students, but he hosts free public Computer Musings talks several times a year, drops in on graduate-level courses occasionally, and bikes to campus most days of the week to use the libraries or swim at the aquatic centre.”

Terminamos com os conselhos de Don Knuth para os mais novos investigadores. Não perca!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Knuth/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 10/01/2022