Vida & Obra de Edmond Halley

Vida & Obra do Matemático...

 

Sir Edmond Halley foi um astrónomo e matemático inglês.

Desde muito novo mostrou os seus talentos (referido em R Gowing, Halley, Cotes, and the nautical meridian, Historia Math):

“... equally distinguished in classics and mathematics, [he] rose to be captain of the school at fifteen, constructed dials, observed the change in the variation of the compass, and studied the heavens so closely that it was remarked by Moxon the globe maker 'that if a star were displaced in the globe he would presently find it out'.”

Já era um astrónomo experiente, com uma bela coleção de instrumentos, quando aos dezassete anos entra em Oxford. Em 1675 começou a trabalhar com Flamsteed, o Astrónomo Real, auxiliando-o com observações tanto em Oxford quanto em Greenwich. 

Em 1676 desistiu dos seus estudos e navegou para Santa Helena, no hemisfério sul. A explicação mais provável é que, com a abertura do Observatório Real de Greenwich em 1675, Flamsteed empreendeu a tarefa de mapear as estrelas do hemisfério norte e Halley decidiu complementar este programa com a realização de uma tarefa semelhante para o hemisfério sul. Halley obteve apoio financeiro do pai e do rei Carlos II para esta tarefa.

Retornou à Inglaterra em 1678 e formou-se na Universidade de Oxford sem fazer os exames de graduação, o grau foi-lhe atribuído sob o comando do rei Carlos II. Também foi eleito membro da Royal Society no mesmo ano, tornando-se aos 22 anos, um dos mais jovens membros de todos os tempos.

Em 1679 Halley foi enviado pela Royal Society a Danzig para arbitrar uma disputa entre Hooke e Hevelius. Hooke afirmava que as observações de Hevelius, feitas sem miras telescópicas, não podiam ser precisas. Hevelius nesta época tinha 68 anos e deve ter ficado um tanto consternado ao descobrir que um homem de 23 anos tinha sido enviado para julgá-lo. Depois de dois meses Halley declarou que as observações de Hevelius estavam corretas.

Nessa altura a sua fama e reconhecimento aumentou rapidamente ganhando um inimigo no Astrónomo Real – Flamsteed.

Em 1682 Halley conheceu Sir Isaac Newton e ficou intrigado com as teorias do seu amigo, encorajando-o a escrever o "Principia". Quando Newton terminou este trabalho em 1687, Halley pagou do seu próprio bolso para publicá-lo. 

Chapman escreveu:

“... Halley ... had the genius to recognise the even greater mathematical genius of Newton, to urge him to write the Principia Mathematica, and then pay for the costs of publication out of his own pocket because the Royal Society was currently broke ...”

Glaisher, num discurso proferido em Cambridge em 1888, falou do papel que Halley desempenhou na publicação de Principia de Newton:

“... but for Halley the Principia would not have existed. ... He paid all the expenses, he corrected the proofs, he laid aside his own work in order to press forward to the utmost the printing. All his letters show the most intense devotion to the work.”

Em 1686 Halley publicou um mapa-múndi com os ventos predominantes sobre os oceanos. Tem a distinção de ser a primeira carta meteorológica a ser publicada. Outro trabalho inovador foram as tábuas de mortalidade para a cidade de Breslau que publicou em 1693. Foi uma das primeiras obras a relacionar mortalidade e idade numa população e teve grande influência na futura produção de tábuas atuariais nos seguros de vida.

Por volta de 1695 Halley fez um estudo cuidadoso das órbitas dos cometas e calculou que o cometa de 1682 (agora chamado de cometa Halley) era periódico. Halley  apoiou-se no trabalho de Newton, mas acreditava que poderiam existir órbitas elípticas. Usando a sua teoria sobre as órbitas dos cometas, concluiu que o cometa de 1682 era o mesmo cometa de 1305, 1380, 1456, 1531 e 1607. Em 1705 publicou uma previsão de que este cometa voltaria em 76 anos, alegando que apareceria em dezembro de 1758. Na altura não foi um cálculo fácil para Halley atendendo às perturbações na órbita produzidas por Júpiter. Quinze anos após a sua morte, Halley alcançou fama duradoura quando o cometa foi novamente visível da Terra a 25 de dezembro de 1758, provando-se correta a sua teoria. Em homenagem a esta incrível descoberta, o cometa foi chamado de Cometa Halley. Este cometa é visível na Terra a cada 75 ou 76 anos. O Halley é o único cometa de curto período que é continuamente visível a olho nu da Terra, e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus durante uma só geração. A sua última aparição foi em 1986, e o seu retorno está marcado para 2061.

Newton tornou-se Diretor da Casa da Moeda Real em Londres em 1696 e usou a sua influência para nomear Halley como Diretor-Adjunto da Casa da Moeda em Chester no mesmo ano. Halley ocupou este cargo por dois anos antes de ser abolido. 

Em setembro de 1699, Halley navegou fazendo uma exploração completa das costas do Atlântico e em 1701 investigou as marés e as costas do sul da Inglaterra. Seguiram-se outras viagens, sob as ordens da rainha Ana, para inspecionar os portos ao redor do Adriático e para Trieste para aconselhar sobre as fortificações do local.

Halley foi nomeado professor de geometria de Savilian em Oxford em 1704 após a morte de Wallis. A palestra inaugural de Halley foi um grande sucesso. Foi descrita por Thomas Hearne: 

“Mr Halley made his inaugural speech on Wednesday May 24, which very much pleased the generality of the University. After some compliments to the university, he proceeded to the original and progress of geometry, and gave an account of the most celebrated of the ancient and modern geometricians. Of those of our English nation he spoke in particular of Sir Henry Savile; but his greatest encomiums were upon Dr Wallis and Mr Newton ...”

Esta palestra é descrita em T R Scavo and J B Thoo, On the geometry of Halley's method, Amer. Math. Monthly como: 

“... of abiding interest from the mathematics standpoint”

Em 1710, usando o catálogo de Ptolomeu, Halley deduziu que as estrelas deviam ter pequenos movimentos próprios e foi capaz de detetar esses movimentos em três estrelas. Esta conquista é descrita em C A Ronan, Biography in Dictionary of Scientific Biography:

“... most notable achievement in stellar astronomy ...”

Halley teve um papel ativo nos eventos e controvérsias da sua época. Apoiou Newton na sua controvérsia com Leibniz sobre quem inventou o cálculo, servindo como secretário de um comité criado pela Royal Society para resolver a disputa. Halley fez muito para acalmar as disputas, mas não conseguiu resolver a sua disputa com Flamsteed. 

Em 1720 Halley sucedeu a Flamsteed como Astrónomo Real, uma posição que ocupou por 21 anos, apesar de ter 64 anos quando foi nomeado. A viúva de Flamsteed ficou tão furiosa que mandou vender todos os instrumentos do Observatório Real do seu marido para que Halley não pudesse usá-los.

No Observatório Real de Greenwich, Halley usou o primeiro instrumento de trânsito e desenvolveu um método para determinar a longitude no mar por meio de observações lunares. 

As outras atividades de Halley incluíam o estudo de arqueologia, geofísica, história da astronomia e as soluções de equações polinomiais.

Halley fez parte integrante da comunidade científica inglesa no auge da sua criatividade!

 

Algumas curiosidades sobre o cometa Halley

Imagem do cometa retirada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa_Halley

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Halley/

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 07/11/2020