Vida & Obra de Lothar Collatz

A Vida & Obra de...

Lothar Collatz (1910 – 1990) foi um matemático alemão.

Como a maioria dos estudantes alemães do seu tempo, estudou em várias universidades diferentes. Entrou na Universidade de Greifswald em 1928, mudando-se para Munique, depois para Göttingen e, finalmente, para Berlim, onde estudou e fez o seu doutoramento (1935) sob a orientação de Alfred Klose.

Collatz trabalhou em análise numérica e a sua obra é vasta, mas é mais conhecido pelo "problema 3x+1" ou “conjectura de Collatz”, um problema enunciado por ele em 1937. O problema de Collatz é simples de enunciar, mas continua sem solução. Esta conjectura já foi verificada para números até cerca de 10^14.

Em 1943 Collatz foi nomeado professor na Universidade Técnica de Hanover onde lecionou por nove anos. Em 1952 mudou-se para a Universidade de Hamburgo onde fundou o Instituto de Matemática Aplicada.

O MathSciNet apresenta uma lista de 238 itens sob o nome de Collatz. A maioria dessas publicações está em análise numérica, mas abrangem quase todas as áreas sobre este assunto.

Collatz começou a publicar livros importantes no início da sua carreira.

Collatz estava interessado em fornecer métodos para cientistas e em 1960 publica Differentialgleichungen für Ingenieure: Eine Einführung onde refere:

This small book gives a wealth of information on differential equations. ... The concise formulation is clear and precise, and it will appeal to engineers on account of its many graphic examples.”

Através dos seus livros apresenta aos alunos assuntos como a programação linear, jogos de soma zero de duas pessoas, programação quadrática, programação convexa, uma coleção de problemas (com as suas soluções) sobre a solução de equações e sistemas de equações, interpolação, quadratura, aproximação e análise harmónica, entre outros.

Textos posteriores de Collatz incluem problemas de otimização (1975) e equações diferenciais (1986).

Collatz recebeu muitas honras pelas suas contribuições, incluindo a eleição para a Academia Alemã de Cientistas Leopoldina, a Academia de Bolonha e a de Modena. Foi nomeado membro honorário da Hamburg Mathematical Society e recebeu títulos honorários da Universidade de São Paulo, da Universidade Técnica de Viena, da Universidade de Dundee na Escócia, da Universidade Brunel na Inglaterra, da Universidade Técnica de Hanover e da Universidade Técnica de Dresden.

Meinardus e Nürnberger escreveram:

"Professor Collatz was a truly wonderful individual. He was modest in his behaviour, and ever amiable and helpful. (…) He often told how much he had been impressed by the lectures of , and other famous mathematicians of that period. He was convinced that mathematics and mathematicians had a responsibility to apply their results to, and be motivated by, real world phenomena. he never wearied of fighting for this conviction."

Collatz morreu em Varna, Bulgária, enquanto participava de uma conferência de matemática sobre Aritmética Computacional.

Deixamos o vídeo do canal Numberphile onde o Professor David Eisenbud explica a Conjectura de Collatz. A não perder!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Collatz/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 06/07/2022