Vida & Obra de Sir Isaac Newton

Vida & Obra de...

A macieira (descendente da macieira de Newton) plantada no Trinity College, Cambridge em sua honra.

Foto de: Sam Rae/Flickr

 

Isaac Newton foi um matemático e físico inglês.

Nasceu a 4 de janeiro de 1643 (25 de dezembro de 1642, segundo o calendário juliano) em Lincolnshire, Londres. Newton foi um brilhante cientista inglês, era mais conhecido como físico e matemático, mas também foi astrónomo, filósofo, teólogo e químico.

Isaac Newton tinha uma personalidade sóbria, fechada e solitária. Pode rever um artigo de José Veiga de Faria que explica e retrata algumas circunstâncias da vida de Newton que se pensa terem levado à personalidade que o caracterizava. O assistente de Newton, William Whiston, que presenciou em primeira mão a sua raiva escreveu:

“Newton was of the most fearful, cautious and suspicious temper that I ever knew.”

De acordo com de Moivre, o interesse de Newton pela matemática começou no outono de 1663, quando comprou um livro de astrologia numa feira em Cambridge e descobriu que não conseguia entender a parte matemática do livro. Ao tentar ler um livro de trigonometria, descobriu também que não tinha conhecimentos de geometria e então decidiu ler a edição de Isaac Barrow dos Elementos de Euclides. Os primeiros resultados eram tão fáceis que ele quase desistiu, mas mudou de ideia quando leu que paralelogramos com a mesma base entre os mesmos paralelos tinham áreas iguais.

Newton entrou no Trinity College, Cambridge, a 5 de junho de 1661. No verão de 1665 a universidade fechou as suas portas devido à peste negra e Newton teve de retornar a Lincolnshire. Em menos de dois anos, enquanto ainda tinha menos de 25 anos, Newton deu início a avanços revolucionários em matemática, óptica, física e astronomia. Enquanto permaneceu em casa, lançou as bases para o cálculo diferencial e integral, vários anos antes da descoberta independente de Leibniz. Estes dois grandes matemáticos protagonizaram a disputa mais famosa da história da ciência. Na divulgação dos seus resultados ao mundo, Newton tinha duas atitudes, por um lado, havia algo na sua natureza que queria fama e reconhecimento, mas por outro temia as críticas, e a maneira mais fácil de evitar ser criticado era não publicar nada. Mas afinal, quem descobriu primeiro o Cálculo Infinitesimal? Newton ou Leibniz? Deixamos o artigo do El País que esclarece este assunto.

Quando Isaac Barrow renunciou à cadeira lucasiana em 1669, recomendou que Newton (ainda com apenas 27 anos) fosse nomeado para o seu lugar. O primeiro trabalho de Newton como professor lucasiano foi em óptica e este foi o tema do seu primeiro curso de aulas iniciado em janeiro de 1670.

Em 1672 Newton foi eleito membro da Royal Society após doar um telescópio refletor.

A história mais popular, algo exagerada, que se conta sobre Newton é sobre uma maçã que lhe caiu na cabeça quando ele se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira. Conta-se que a partir desta altura Newton dedicou-se ao estudo da força da gravidade.

A placa da macieira plantada em sua honra em Cambridge diz o seguinte:

“Sir Isaac Newton's Apple

This apple tree is a descendant by vegetative propagation of a tree which grew in the garden of Woolsthorpe Manor, near Grantham, and which is reputed to be the tree from which fell the apple that helped Newton to formulate his theory of gravitation. The original tree is said to have died about 1815-1820.

The variety is 'Flower of Kent'.”  

William Stukeley, escritor e amigo de Newton, recorda uma conversa que teve com ele em Kensington a 15 de abril de 1726. Nessa conversa Newton relembrou como aos 23 anos de idade se apercebeu da força da gravidade. Stukeley conta este episódio em "Memoirs of Sir Isaac Newton’s Life":

"Why should that apple always descend perpendicularly to the ground, thought he to himself. Why should it not go sideways or upwards, but constantly to the earth's centre? Assuredly the reason is, that the Earth draws it. There must be a drawing power in matter. And the sum of the drawing power in the matter of the Earth must be in the Earth’s centre, not in any side of the Earth. Therefore does this apple fall perpendicularly or towards the centre? If matter thus draws matter; it must be proportion of its quantity. Therefore the apple draws the Earth, as well as the Earth draws the apple." 

Martin John Rees, Presidente da Britain's Royal Society (2005/2010) referiu sobre Newton:

"He showed that the force that makes the apple fall and that holds us on the ground is the same as the force that keeps the moon and planets in their orbits".

Incentivado por Edmond Halley, Newton escreveu uma das mais influentes obras científicas da história da ciência. Esta obra, que Halley pagou do seu próprio bolso para a publicar, é constituída por três volumes e intitula-se: "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica". O Principia é reconhecido como o maior livro científico já escrito, nele Newton apresenta e explica a "Lei da Gravitação Universal" e as "Três Leis de Newton". Este trabalho tornou Newton um líder internacional na investigação científica.

Para além destas descobertas, Newton fez outras que foram muito importantes para a ciência, tais como: o Binómio de Newton; o Teorema fundamental do cálculo; o Telescópio de reflexão; a Decomposição da luz pelos prismas; a Formação de uma hipótese sobre a natureza da luz, entre outras. Pensa-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas. Diante de todas as suas descobertas, Newton acreditava que ainda havia muito para ser descoberto.

Publicou obras muito importantes para a física e para matemática, mas também publicou na área da química, alquimia e teologia.

Em 1693 Newton sofre um colapso nervoso e deixa a investigação. Newton sofreu de depressão durante a maior parte da sua vida, talvez agravada por alguns dos eventos de stress que viveu.

Newton decidiu deixar Cambridge para assumir um cargo governamental em Londres, tornando-se Diretor da Casa da Moeda Real em 1696 e Mestre em 1699. No entanto, ele não renunciou aos seus cargos em Cambridge até 1701. Como Mestre da Casa da Moeda, adicionando a renda das suas propriedades, Newton tornou-se um homem muito rico. Para muitas pessoas, uma posição como Mestre da Casa da Moeda teria sido tratada simplesmente como uma recompensa pelas suas realizações científicas. Newton não a tratou como tal e deu uma forte contribuição para o trabalho da Casa da Moeda. Newton liderou o difícil período de recuo e foi particularmente ativo em medidas para prevenir a falsificação de moedas.

Isaac Newton foi nomeado “Cavaleiro” pela rainha Anne e ficou na história como o primeiro cientista a ser honrado pelo seu trabalho.

Sir Isaac Newton (Presidente da Royal Society a partir de 1703 até ao final dos seus dias), foi considerado pela Royal Society o cientista que causou mais impacto na história da ciência.

Numa carta a Robert Hooke, Newton escreve a sua frase mais famosa:

“If I have been able to see further, it was only because I stood on the shoulders of giants.”

O poeta Alexander Pope homenageou Sir Isaac Newton ao escrever o seu epitáfio:

"Nature, and Nature's Laws lay hid in Night.

 God said, 'Let Newton be!' and all was Light."

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Newton/

             https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 04/01/2021