Vida & Obra de Sir Vaughan Jones

Vida & Obra de...

Foto de Anne Rayner (Universidade Vanderbilt)

(Foto retirada de: https://news.vanderbilt.edu/2020/09/09/vaughan-jones-preeminent-vanderbilt-mathematician-has-died/)

 

Sir Vaughan Jones foi um matemático neozelandês; nasceu a 31 de dezembro de 1952 e morreu este ano no dia 6 de setembro devido a complicações de uma infeção do ouvido. 

Jones fez o bacharelado e o mestrado em ciências com honras na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Como explica no vídeo em baixo teve a felicidade de receber uma bolsa do governo suíço e matriculou-se na École de Physique em Genebra, tendo sido posteriormente transferido para a École des Mathématiques onde obteve o seu doutoramento em 1979.

Viajou até aos EUA onde lecionou por um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) antes de ir para a Universidade da Pensilvânia, onde fez parte do corpo docente em 1981-85. Tornou-se professor titular da Universidade da Califórnia-Berkeley, onde permaneceu até 2011, quando o chanceler Nicholas S. Zeppos o recrutou para a Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Vanderbilt, uma instituição de ensino superior privada situada em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos.

Em meados da década de 1980, enquanto Jones trabalhava num problema na teoria da álgebra de von Neumann, que está relacionada aos fundamentos da mecânica quântica, descobriu uma ligação inesperada entre essa teoria e a teoria dos nós, um campo matemático que remonta ao século XIX.

Jones encontrou uma nova expressão matemática agora conhecida como polinómio de Jones. Esta descoberta tinha passado despercebida aos topologistas anteriores. Foi devido a este trabalho que Jones recebeu a medalha Fields em 1990.

Dietmar Bisch, colega e amigo de Jones na altura referiu:

“Agora existe uma área da matemática chamada topologia quântica, que basicamente decorreu do seu trabalho original.”

Facto curioso acerca de Jones era a sua maneira informal de vestir. Numa das palestras associadas à Medalha Fields no Congresso Internacional de Matemática, apesentou-se com uma camisola da equipa de rúgbi “All Blacks” da Nova Zelândia.

Jones organizava na Nova Zelândia todos os anos em janeiro uma "escola de verão" e convidava importantes matemáticos do mundo todo para realizarem palestras, interagindo assim com estudantes e matemáticos neozelandeses. Esta atividade foi realizada em vários locais paradisíacos ao redor da Nova Zelândia. Desta atividade surgiu o Instituto de Pesquisa em Matemática da Nova Zelândia (NZMRI), que Jones foi cofundador e liderou a partir de meados da década de 1990 até este ano.

Jones foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências em 1993 e para a Academia Nacional de Ciências em 1999. Foi membro da Royal Society no Reino Unido e na Nova Zelândia e Knight Companion da Ordem de Mérito da Nova Zelândia que lhe atribuiu o título de “Sir”. Além disso foi vice-presidente da American Mathematical Society e da International Mathematics Union.

Deixamos alguns testemunhos de colegas e amigos de Vaughan Jones na altura da sua morte.

Zeppos referiu: 

“O Vaughan Jones estava profundamente comprometido com a visão de Vanderbilt, tornando o mundo um lugar melhor por meio da sua investigação e ensino dedicado. Mais importante, ele foi um amigo e colega muito querido, que fará muita falta à nossa comunidade Vanderbilt e aos que colaboravam com ele para resolver alguns dos desafios mais importantes do seu campo.”

John Geer, Reitor da Faculdade de Artes e Ciências também disse:

“Vaughan Jones era um matemático brilhante e uma pessoa maravilhosa, preocupando-se profundamente com os seus alunos, colegas, amigos e família”.

Mike Neamtu, professor e chefe do departamento de matemática referenciou:

 “Vaughan contribuiu muito para o departamento de matemática, inclusive elevando o seu perfil e classificações. Atraiu os melhores alunos de pós-graduação que procuravam a sua orientação, supervisionando mais de 30 alunos de doutoramento ao longo da sua carreira.”

Conheça Vaughan Jones na primeira pessoa no vídeo seguinte:

 

Fonte: https://news.vanderbilt.edu/2020/09/09/vaughan-jones-preeminent-vanderbilt-mathematician-has-died/

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 31/12/2020