Título: Valor das Peças
Inicia-se com um conselho prático: o xadrez não se aprende só na teoria, para se progredir no xadrez é necessário jogar, jogar, jogar!
O tabuleiro de xadrez é um quadrado com 64 quadrados iguais de cor alternadamente branca, casas brancas, e preta, casas pretas. Cada quadrado no tabuleiro de xadrez tem um nome composto de uma letra e de um algarismo. Isto deve-se ao facto de que se atribui uma letra a cada uma das oito colunas (a, b, c, d, e, f, g, h) e um número a cada uma das oito linhas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8). O tabuleiro coloca-se entre os dois adversários de modo a que a casa h1 seja branca.
O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao rei adversário, isto é, se o rei adversário é atacado e não consegue anular o ataque na jogada seguinte, diz-se que o rei recebeu xeque-mate.
Vai-se utilizar a notação algébrica para descrever os lances de partidas de xadrez. Assim, cada figura (que não seja um peão) é identificada por uma letra maiúscula: R para o rei, D para a dama, T para as torres, B para os bispos e C para os cavalos. Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. Quando uma peça faz uma captura, um x é colocado entre a letra da peça e a casa de destino.
Antes de tudo, deve-se conhecer o valor relativo das peças em função dos peões. O rei tem um valor incomensurável. A peça com maior valor para além do rei, é a dama que vale aproximadamente 9 peões. A torre vale aproximadamente 5 peões. O bispo e o cavalo valem aproximadamente 3 peões.
A vantagem de um peão é muitas vezes decisiva para a vitória. Um exemplo.
As brancas jogam e ganham
As brancas ganham promovendo o peão. Veja-se:
1. Rd6 Rd8
Se o rei preto ocupar qualquer outra casa na coluna f, as brancas jogarão 2. Rd7 e ganham porque asseguraram a casa e8 para a promoção do seu peão.
2. e6 Re8
3. e7 Rf7
4. Rd7
E as brancas promovem o peão com a seguinte jogada 5. e8=D ganhando.