Problema 3 - Resposta

 Como proceder


Determinação do ponto do navio


Com o auxílio de elementos da tripulação do navio que, colocados na ponte, me enviavam para a sala de navegação, periodicamente, os ângulos a e b por que eram vistos os faróis A B e B C determinava o ponto do navio da forma seguinte:

  1.     Desenhava a mediatriz  m do segmento que une os faróis A e B;

  2.     Com a ajuda de um transferidor desenhava a recta r que faz um ângulo de 90-a com AB  

  3.     Determinava a intersecção O de m com r;

  4.     Desenhava a circunferência de centro O e raio OA;

  5.     Repetia o processo para o outro par de faróis;

  6.     O ponto do navio estava na intersecção das circunferências.

 

Determinação da periodicidade das observações


Comecei por definir à volta dos obstáculos (bancos de areia, ilhotas e também um navio encalhado ) uma zona de segurança: zona a evitar pois se entrasse seria difícil evitar o “encalhanço”.

A carta tinha o registo das correntes de modo que, em cada posição, adicionava os valores absolutos da velocidade do navio e das correntes no local para obter um valor V : assim sabia que a velocidade do navio em relação ao fundo não excedia  V.

 Calculava a menor das distâncias (D) do navio a cada zona de segurança.

Dividia D por V e obtinha T para tempo entre observações.

E foi assim que depois de uma noite de trabalho árduo chegámos de madrugada a Buba em segurança.


Uma curiosidade


O navio em questão era uma lancha de desembarque.  

                          

Transportávamos tropas e equipamento que era descarregado quando a porta baixava e se apoiava sobre uma rampa.   


                                 

Acontece que os rios na Guiné, com excepção do Corubal, são braços de mar e portanto têm marés. Por isso só podíamos “abicar” com a maré a subir e com a antecedência suficiente para que o trabalho estivesse terminado antes da maré começar a vazar.

Como estas operações eram executadas em zonas onde estávamos ao alcance de fogo inimigo imagina-se o que seria ficar com a lancha pousada na rampa até que a maré voltasse a subir.


Daí a importância de cumprir horários: conseguimos.