Rithmomachia

Jogo do mês - Setembro 2007

Tal como o Xadrez, e ao contrário do Alquerque e do Moínho, o Rithmomachia era um jogo prezado essencialmente pelos intelectuais dos períodos medieval e renascentista europeu. Terá sido inventado no século XI na Alemanha, e era jogado com peças de duas cores, três formas diferentes e números nelas escritas, num tabuleiro rectangular longo:


O jogo não era simples de jogar, e, depois de um apogeu de popularidade, no século XV, já praticamente não se jogava no fim do século XVII, nunca tendo saído dos círculos mais académicos, onde chegou a gozar de mais popularidade do que o xadrez.

As regras exigiam conhecimentos de matemática, até mesmo para o simples movimento das peças. Estes dependiam quer da forma da peça quer do número que nela estava escrito.

As capturas eram efectuadas de diversas maneiras, algumas das quais eram puramente aritméticas. Por exemplo, uma peça com o número 5 que distasse 3 casas de uma adversária com o número 15, podia capturá-la, já que 3x5=15.

A vitória consistia em colocar quatro peças no campo inimigo formando três progressões - aritmética, geométrica e harmónica. Neste contexto, considera-se que três números a


Alguns exemplos que podem ocorrer:

progressão aritmética: 2, 3, 4, ou 3, 6, 9;

progressão geométrica: 2, 4, 8, ou, 4, 6, 9;

progressão harmónica: 2, 3, 6, ou 3, 4, 6. 

 

Para saber as regras, e um pouco mais de história:

http://jducoeur.org/game-hist/mebben.ryth.html 

Para jogar:

http://www.functologic.com/applet/Rhythmomachia.html

 

Jogo do mês, por Pedro J. Freitas