Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena



 
   

Raul Ferreira responsável pelo Clube de Matemática do Agrupamento de Escola de Ribeira de Pena falou ao Clube SPM

 

Como define o clube de matemática da sua escola?

O clube é um espaço onde a matemática dos livros se mistura com a matemática da vida. Um lugar de aprendizagem e de partilha onde se promove o gosto pela disciplina pelo toque, pelas cores, pela formas, pelo jogo, pela contagem, pela resolução. O Clube é um laboratório aberto, sempre aberto, onde se motiva para a Matemática experimentando-a de forma diferente, mais próxima e informal, de forma a tornar mais fácil a atrativa a aprendizagem e melhorar (mesmo muitas vezes não se dando conta) os resultados dos alunos.


Quantos alunos participam no clube?

No último ano o espaço clube teve cerca de 2800 visitas de alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, não esquecendo que este tem de funcionar em duas salas diferentes (Núcleo de Cerva e Núcleo de Ribeira de Pena). Estes alunos pertencem a anos de escolaridade diferentes, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário. Acresce referir que, ao longo de todo ano letivo, o Clube de Matemática promove / dinamiza um conjunto de atividades  para além do” espaço clube”, em contexto interdisciplinar e/ou transversal, constituindo um dos pilares (ferramentas)  de dinamização do Agrupamento. 


Como descreve a participação dos alunos no clube?

Numa primeira etapa, os alunos vão-se filiando ao clube sob orientação de professores, porém, posteriormente, gerem a sua frequência (ao clube e às actividades do clube) de forma individual ou em grupo, quase sempre de forma autónoma e voluntária.

No clube, os alunos são participativos e empenhados, realizando com agrado as diferentes atividades que constituem a sua oferta. Durante a viagem ao Clube, as alunos, podem esclarecer dúvidas, exercícios de reforço de aprendizagens, jogos interativos, podendo contar com o apoio de professores de Matemática para esclarecimento de dúvidas e orientação das tarefas.      

 

O que gostaria de destacar na actividade do clube?

O apoio aos alunos.  Em meio rurais como o nosso, a “cultura de ajuda” (nos trabalhos de casa, no estudo…) que devia ser protagonizada pelos pais e encarregados de educação fica muitas vezes condicionada pelo tempo roubado pela agricultura, pelos animais que se amontoam nos estábulos e que é necessário cuidar, pelas mãos gretadas que muitas vezes nem sabem escrever…

Assim, o clube é também este lugar de apoio na realização dos trabalhos de casa, na clarificação de dúvidas… e no despertar dos sentidos para o “matematicamente possível”.


O clube é um “Problema” com uma boa “Solução” que a escola tem para dinamizar a matemática?

O clube de matemática é uma solução, uma boa solução, para um problema que a matemática foi herdando e que, no nosso Agrupamento, gostaríamos tivesse resultado zero (ou quase zero).




O Clube de Matemática na nossa escola é… (uma palavra).

“Promotor”


 

Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena




Outros Clubes de Matemática do País:

Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena - Entrevista a Raul Ferreira



Publicado/editado: 01/01/2012