Valor Absoluto por Paulo Correia

Eixos de Opinião fevereiro de 2014



 


Opiniões, reflexões e observações, sem pretensões... A Matemática, o Ensino da Matemática e outros aspetos relacionados, serão por aqui vistos e comentados, com algum humor - sempre pelo lado positivo e "moduladas" pelo exercício da profissão docente.              

 

Paulo Correia - Professor de Matemática da Escola Secundária de Alcácer do Sal e responsável pela página mat.absolutamente.net     



Valor Absoluto por Paulo Correia  

artigo de fevereiro de 2014  

Clube de Matemática SPM


Título: Tecnologia, autonomia e espírito crítico


O meu filho frequenta o primeiro ano do primeiro ciclo. No outro dia, quando voltávamos para casa, notei algum entusiasmo com os trabalhos de casa... quando lhe perguntei porquê, explicou-me que eram “só contas” e que as faria rapidamente com uma calculadora que estava instalada no tablet. Naturalmente expliquei-lhe (numa linguagem menos formal) que o objetivo das “contas” não era o resultado, mas o processo; e que o professor não ficaria muito contente se soubesse que ele tinha feito batota. Disse-lhe ainda que depois de fazer as “contas” podia usar o tablet para verificar se estavam certas. Com alguma surpresa minha, estes argumentos foram aceites sem nenhuma contra-argumentação e com muita naturalidade, sem necessidade de reforçar o procedimento que deveria ser adotado.

Já em casa, depois das contas feitas, o tablet foi ligado para a verificação... a primeira conta era “5+5”...  ele hesitou ao digitar os valores no tablet e passou diretamente para a segunda conta. Quando lhe perguntei porquê, respondeu-me com uma entoação paternalista: “Pai, toda a gente sabe que cinco mais cinco são dez”. A presença da tecnologia, e a naturalidade da sua utilização, fez um apelo espontâneo ao seu espírito crítico... 

O protocolo de fazer as contas primeiro e usar a tecnologia disponível para as verificações ficou bem estabelecido... e alguns dias depois identifiquei outro padrão interessante. Após a realização dos trabalhos de casa, é natural pedir ao pai, ou à mãe, que façam uma verificação. Mas este hábito sofreu uma alteração... as tarefas relacionadas com a escrita ou estudo do meio, continuaram a ser objeto deste pedido de verificação, mas os cálculos não... a tecnologia permite-lhe ter a confiança necessária no seu desempenho, de forma autónoma e sem a intervenção de um adulto.

É curioso que as certezas dos malefícios da utilização da tecnologia sejam apregoadas por quem não promove a sua utilização. Se os que mais usam calculadoras, estão convencidos dos méritos da sua utilização, não devemos confiar neles?  E se a utilização da tecnologia promover mesmo a autonomia e o espírito crítico?





Artigos anteriores:

Valor Absoluto de outubro de 2013 - Muitas Matemáticas! Escolhemos (só) uma?

Valor Absoluto de setembro de 2013 - Fé na Matemática

Valor Absoluto de julho de 2013 - Leve a Matemática de férias 

Valor Absoluto de junho de 2013 - Uma Bolacha (Im)provável 

Valor Absoluto de maio de 2013 - Estimar (n)a Matemática

Valor Absoluto de abril de 2013 - Aproveitar melhor os Restos 

 Valor Absoluto de março de 2013 Matemática no Feminino

Valor Absoluto de fevereiro de 2013 A Desmaterialização de um conceito...ou o fim das máquinas de calcular

Valor Absoluto de janeiro de 2013 O presente é o Passado do Futuro 
Publicado/editado: 11/02/2014