|
Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
O Ministério da Educação e Ciência disponibilizou no passado dia 20 de Junho o Portal Infocursos "que permite aos candidatos ao ensino superior, e ao público em geral terem acesso a informação relevante para escolherem melhor a formação".
"Apresenta dados caracterizadores de cada curso em termos do concurso nacional de acesso ao ensino superior e reúne, de forma gráfica e fácil de interpretar, vários indicadores estatísticos, entre os quais se destacam a distribuição dos estudantes consoante as vias de ingresso no curso; o percentil médio dos estudantes à entrada do curso, em termos de notas nas provas de ingresso; as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos no curso um ano após a sua primeira matrícula.
Mostra também a distribuição dos alunos por sexo e idades, a distribuição das classificações finais à saída do curso e a relação entre o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego, com base nos registos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, e o número de diplomados, curso a curso, entre outros parâmetros." (Excertos do comunicado do MEC sobre o Portal Infocursos).
Já o consultei e recomendo a todos os que se vão candidatar ao ensino superior, pois contém muita informação relevante para as escolhas que terão que fazer.
O Encontro Nacional da SPM, 14-16 de Julho de 2014, marca para mim o final de um período de seis anos como membro da direção, os últimos quatro como seu presidente. Farei um breve balanço na Carta da Direção da próxima edição da Gazeta de Matemática, mas aproveito desde já este meu último (Di)Visões como presidente da SPM para referir o enorme prazer que foi para mim colaborar com o Clube de Matemática e acompanhar a sua renovada atividade desde Janeiro de 2011. Excedeu todas as minhas expectativas. Um enorme obrigado à Adília e ao Carlos Marinho, bem como a todos os que contribuíram e contribuem, de forma pontual ou mais regular, para o sucesso do Clube. Bem hajam!
Bom Verão e até sempre.