Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Avaliação de Matemática no ensino à distância

Eixos de Opinião de Abril de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Avaliação de Matemática no ensino à distância

Por estes dias é possível observar uma dinâmica nas interações entre os professores de Matemática como visto. Partilhas de experiências nas redes sociais sobre uso de ferramentas digitais, melhores metodologias e até situações que há uns meses seria impensável alguém admitir, testes feitos pelos alunos a partir de casa.

Tempos que desafiam a classe docente a reinventar-se e levam aos que realmente estão na profissão por gosto, procurarem a melhor forma de cumprirem com a sua missão.

Como a área da educação não fez o seu trabalho de casa ao longo das últimas décadas, num mês todo um sistema educativo foi forçado à modernização da sua forma. 

No artigo de Julho de 2019 já tinha referido como na Finlândia são aplicados os exames nacionais, exclusivamente em computador que é trazido de casa pelo aluno, para além da quantidade de ferramentas digitais que têm ao seu dispor num exame de Matemática. No vídeo apresentado nesse artigo é possível observar que os alunos recorrem a software CAS e resolvem problemas utilizando software próprio (software TI-Nspire CAS e plataforma Web) que lhes auxilia na difícil escrita de carateres Matemáticos.

Neste terceiro período um grande desafio é colocado aos professores de Matemática. 

Como avaliar à distância recorrendo ao tradicional teste de avaliação? A resposta é fácil de dar, não é possível! Por diversas razões, entre as quais o não controlo do ambiente em redor dos alunos assim como suas comunicações e a dificuldade na escrita digital de carateres matemáticos.
É claro que a dificuldade da escrita de carateres matemático poderá ser suprimida com o recurso ao envio de uma fotografia do que foi escrito em papel. Mas mesmo que esta dificuldade seja atenuada a elaboração de um tradicional teste de avaliação à distância terá sempre de ter em conta que, para questões rotineiras de cálculo, o aluno terá à mão potentes ferramentas que apresentam resoluções passo a passo, em segundos, como por exemplo o Photomath e o Myscript Calculator (aqui apresentados em 2014).

Socrative
Um teste poderá sempre basear a sua estrutura na resolução de questões de escolha múltipla. Em 2016 foi aqui apresentado o Socrative, no entanto, esta plataforma impossibilita a escrita de carateres matemático podendo ser atenuada essa dificuldade através da disponibilização do enunciado como uma imagem. No entanto não possível a escrita de outros carateres nas hipóteses de resposta o que dificuldade a alteração da chave das escolhas múltiplas.

Google Forms
Os Google Forms (aqui apresentados em 2016) juntamente com o auxílio do CodeCogs (edição de carateres online) poderão ser utilizados na criação de um teste de Matemática como é possível observar no vídeo seguinte. No entanto, o aspecto evidenciado pelo Google Forms não é o mais agradável nem dispõe de uma forma simples de tornar aleatórias a ordem pela qual são distribuídas as questões pelos alunos.

Microsoft Forms
Em alternativa poderão ser usados os Forms da Microsoft. Apesar de já permitem a escrita de carateres matemáticos, estes são demasiado simples e esta opção não se encontra disponível em computadores Macintosh. Assim como o Google Forms, uma dificuldade persiste, a disponibilização das questões de formas aleatórias aos alunos.

Quizizz

Apensar de parecer demasiado informal, nesta plataforma é possível elaborar testes com questões de escolha múltipla onde os carateres matemáticos, de um nível considerável, estão disponíveis quer na elaboração dos enunciados quer das alternativas de resposta. Caso algum carater não esteja disponível o envio da imagem será sempre uma possibilidade tanto para o enunciado como para as respostas.

Mas as mais-valias desta plataforma não ficam por aqui. Facilmente as questões são distribuídas aleatoriamente pelos alunos assim como as chaves de resposta.

Para a realização de um teste onde todos os alunos deverão iniciar a resolução em simultâneo o Quizizz dispõe da opção Test que elimina todas as distrações durante a sua realização e através da opção Play Live o professor poderá fornecer a página onde este se realiza assim como o código que o identifica. À hora marcada o professor poderá aguardar por todos os alunos para dar indicação para o início do teste.

 

Também em algumas universidades testes e exames à distância já se encontram a ser preparados onde algumas soluções passam pela exigência da disponibilização da imagem do examinado e do ambiente em seu redor através do recurso à webcam quer do computador quer do telemóvel.

Não havendo situações 100% fiáveis, haverá sempre forma de atenuar as condicionantes quando se pretende este tipo de avaliação à distância. Entre a pressão do tempo para cada resposta, a filmagem do ambiente em redor do aluno, a troca das questões e da chave de respostas, todas estas medidas poderão contribuir para maior fiabilidade do teste, mas nunca a conseguirão garantir em pleno.

Uma coisa é certa, para se poder implementar um sistema completamente novo de avaliação falhas irão surgir e os alunos irão necessitar de um período inicial de adaptação para que se encontrem à vontade no momento que realizarem os testes. 

Podemos ter como garantido que nos próximos anos o setor da educação terá uma maior preocupação com a sua modernização através do maior uso de ferramentas digitais no dia-a-dia.

Publicado/editado: 27/04/2020