Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Starlink - A concretização das promessas

Eixos de Opinião de Março de 2021

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Starlink - A concretização das promessas

Em 2018 foi anunciado por Elon Musk a criação de uma rede mundial de internet de banda larga por satélite que iria cobrir todo o planeta.  Recentemente, a Starlink lançou a sua versão comercial cuja cobertura global se encontra em gradual expansão e, para o nosso país, a disponibilização encontra-se prevista para meados deste ano. 

Como grande vantagem desta nova rede de internet ultrarrápida encontramos a portabilidade e a cobertura, sendo o acesso feito, neste momento, através de uma antena parabólica que não necessita de fixação dado conseguir orientar-se automaticamente para o respetivo satélite, como se pode ver no vídeo seguinte. 

Quanto à sua velocidade disponibilizada nesta fase inicial, estão previstos 50 a 150 Mbps com latência 20 a 40 milissegundos, e numa fase mais avançada da instalação da rede a previsão é de 1 Gbps. 

Recentemente Elon Musk confirmou no Twitter que há intenção também de disponibilizar a internet da Starlink nos transportes mais rápidos à face da terra como comboios de alta velocidade, aviões e também em veleiros e navios.

Quanto a pontos negativos, podemos encontrar o custo da antena, que se encontra perto dos 500€, e os danos que a instalação de centenas de microssatélites têm feito quer pela observação astronómica, através da criação de poluição visual, quer pela libertação de detritos na atmosfera terrestre.

Poluição visual na observação das estrelas por um telescópio

Como em todos os avanços tecnológicos estamos perante vantagens e desvantagens de mais um avanço tecnológico. Se por um lado as zonas remotas deixam de ficar fora da internet, numa sociedade cada vez mais digital, por outro lado, a poluição visual criada pelo lançamento de centenas de satélites é um preço a pagar por mais um avanço tecnológico que se prevê alterar o funcionamento da sociedade a nível global nos próximos anos.

 

 

Publicado/editado: 25/03/2021