Linha Editorial por Carlos Marinho - A matemática em junho vai ser para o mundial...

Clube SPM

Grigori Perelman

Título: A matemática em junho vai ser para o mundial...

Afonso Bandeira, matemático português a trabalhar nos EUA é o convidado de junho do clube spm. Nasceu em S. Pedro do Sul mas cedo foi estudar para Coimbra. Atualmente é professor de matemática no Instituto Courant de Ciências Matemáticas, da Universidade de Nova York. Ao longo da entrevista teremos demonstrações simples da infância, das olimpíadas, do doutoramento em Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de Princeton, do prestigiado Sloan Research Fellowship 2018, dos tempos livres e da família. Aqui fica a entrevista com estas equivalências...

Junho é um mês que nasceram muitos e ilustres matemáticos: Igor Shafarevich (dia 3); John Couch Adams (dia 5); Regiomontanus (dia 6); Grigori Perelman (dia 13); Jonh Nash (dia 13); Mauritis Cornelius Escher (dia 17); Blaise Pascal (dia 19), Siméon Denis Poisson (dia 21), José Monteiro da Rocha (dia 25); Augustus De Morgan (dia 27).

Ao longos dos 30 dias de junho vamos ter muita matemática com muitos artigos de opinião nos eixos de opinião, quiz matemático, contos de 3º grau, a vida e obra de matemáticos e muito mais.

A matemática em junho vai ser para o mundial...

Publicado/editado: 01/06/2018