Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Fenda Digital

Eixos de Opinião de Outubro de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Fenda Digital

Após um período conturbado em que todos fomos afetados, onde a escola mostrou a sua força e importância para o desenvolvimento do planeta, confirmando-se como a instituição mais importante de todas as sociedades, eis que vão surgindo as reações necessárias para o debate, a pesquisa, a aprendizagem, as trocas de conhecimento entre países irmãos, entre os nortes de Portugal e a Galiza e o Brasil. O V Congresso Fenda Digital realiza-se dias 15 e 16 de outubro de 2021, apresenta-se como um espaço de encontro internacional que gere a criação de mais conhecimento, de ligações fortes,  produtor de um debate sobre o estado atual da tecnologia nos contextos escolar e não escolar. Com uma organização exigente e tendo eu o orgulho de fazer parte da longa comissão científica deste Congresso Internacional, destaco três amigos que pelas razões certas aparecem nas nossas vidas, o professor doutor Xosé Manuel Cid Fernández, da Universidade de Vigo e Nova Escola Galega, um amigo e um dos melhores pedagogos do mundo, a professora doutora Daniela Gonçalves, ESEPF, uma amiga desde sempre, com um trajeto extraordinário no domínio da educação e o professor doutor Jesús Rodríguez Rodríguez, um amigo da Universidade de Santiago de Compostela e Nova Escola Galega.

Nesta nova edição online, o desígnio passa por analisar inúmeras possibilidades oferecidas pelos videojogos e outras aplicações digitais e lúdicas, realçando o seu papel na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. É um tema muito interessante, no qual me tenho debruçado nos últimos dois anos. Por um lado, tive a oportunidade e o prazer de ser corretor de artigos científicos da Revista Colombiana de Educación, na área STEAM/STEM e dos vídeos jogos, onde a matemática é base de tudo, aceitando um convite de um dos mais reputados e promissores professores galegos da atualidade, o professor doutor Jesús Rodríguez Rodríguez da Universidade de Santiago de Compostela e Nova Escola Galega. Por outro, tive oportunidade de lecionar conjuntamente com uma colega na área da Biologia, Helena Fonseca, uma formação STEAM/STEM num dos melhores centros de formação de Portugal, o Centro de Formação Francisco de Holanda, em Guimarães, superiormente gerido pela Dr.ª Lucinda Palhares. Aproveito para acrescentar, que tem feito um trabalho extraordinário elogiado por todos, porque emana competência e simpatia, inclusive recentemente editou uma bela obra, a revista ELO 28, Revolução Digital – A Escola que se segue. 

O V Congresso Internacional Fenda Digital é um contexto ideal para a partilha de experiências no campo socioeducativo, bem como a disseminação de projetos e investigação inovadores, favorecendo a cooperação e a reflexão entre diferentes profissionais da educação e outros grupos e pessoas interessadas na temática.

O principal objetivo é analisar construtivamente o papel das tecnologias no desempenho académico e nos contextos sociocomunitários, para além de se prestar especial atenção às experiências nas quais os videojogos, a ludificação e a aprendizagem baseada em jogos estão a desempenhar um papel fundamental na educação/formação.

Como referiu Jan Amos Komensky (Comenius), século XVI-XVII, considerado por muitos o fundador da didática moderna, “não queremos uma escola que se aprende a sobreviver desaprendendo de viver”. O Fenda Digital aparece no momento certo para fazer emergir o que de bom tem a escola e a sua importância para o ser humano porque aprender não ocupa espaço.   

 

Publicado/editado: 12/10/2021