N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Synuclein Meeting 2019: um retumbante sucesso

Eixos de Opinião de Setembro de 2019

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen (Ver +)


Título: Synuclein Meeting 2019: um retumbante sucesso

Entre 1 e 4 de Setembro, decorreu em Ofir, Esposende, o “Synuclein Meeting 2019” (synuclein.org). Foi um congresso científico que juntou mais de 300 especialistas que estudam uma proteína chamada alfa-sinucleína e doenças a que ela está associada, como a doença de Parkinson, a atrofia multi-sistémica, ou a demência com corpos de Lewy. São doenças neurodegenerativas com consequências graves para os doentes, e para as quais não temos ainda terapêuticas eficazes. 

Foi em 1997 que os investigadores compreenderam a ligação entre a alfa-sinucleína e a doença de Parkinson, a mais comum destas patologias, que afecta cerca de 18 mil pessoas em Portugal, e muitos milhões em todo o mundo. Nesse ano, dois estudos importantes deram o “pontapé de saída” para aquilo que tem sido uma incessante procura pela compreensão do funcionamento normal da proteína, e também das razões pelas quais ela se acumula nos cérebros dos doentes em aglomerados proteicos que são evidentes em autópsia. 

Passaram mais de 20 anos desde as descobertas iniciais, e continuamos com muitas dúvidas e com novas questões. Assim, importa abordarmos “onde estamos, e para onde vamos”. Este foi o mote do “Synuclein Meeting 2019”, que tive o prazer de organizar juntamente com outro Português, e outro Tiago, o médico neurologista e especialista em doenças do movimento Tiago Mestre, que trabalha em Ottawa, no Canadá.

Conseguimos trazer a Portugal os maiores nomes que trabalham nesta área, e conseguimos desafiá-los com um congresso com um formato diferente. O que fizemos foi organizar mesas redondas sobre cada um dos temas que tratámos, para permitir discussão e interacção com a audiência, gerando assim novas formas de pensar sobre os problemas, e alertando para a necessidade que temos em continuar a aprofundar o nosso conhecimento na área.

O congresso, organizado com o apoio da Skyros Congressos, decorreu na perfeição. A equipa da Skyros trabalhou arduamente, antes, durante, e mesmo agora depois do congresso, no sentido de que tudo corresse bem. O hotel onde decorreu o congresso fez também todos os esforços para que nada falhasse. E o apoio dos nossos patrocinadores, permitiu então que trouxéssemos os maiores especialistas da área. 

Nos 3 dias de congresso, em que o bom tempo ajudou a reforçar a boa imagem internacional do nosso país, sinto que demos passos largos e importantes para o futuro. O meu objectivo com este formato não-convencional para as várias sessões foi plenamente atingido: gerar discussão, gerar até confusão, e alertar para o facto de que precisamos de continuar a trabalhar juntos no sentido de compreendermos melhor os mecanismos que estão na origem das doenças devastadoras em que a alfa-sinucleína está envolvida.

Ouvimos também resultados actuais e promissores sobre ensaios clínicos que estão a decorrer neste momento, e que nos irão dar respostas nos próximos anos. 

Como sempre digo, há que ter esperança e confiança. Juntos vamos ser capazes de vencer a luta contra estas doenças.

Publicado/editado: 23/09/2019