Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Semelhança de Figuras num Filme dos anos 50

Eixos de Opinião de Maio de 2020

Título: Semelhança de Figuras no Filme dos anos 50

Os quaterniões são usados no mundo do cinema, atualmente com grande sucesso. Já o escrevi aqui em “Oscars 2014 e os Quaterniões”  e em “Quaterniões são o futuro”. Para além dos quaterniões, outros conteúdos matemáticos são fundamentais na resolução de situações do nosso planeta. Como é o caso, da semelhança de figuras, que sendo um conteúdo simples, faz parte da geometria do mundo do cinema.

The Incredible Shrinking Man (O incrível homem que encolheu ou Os Sentenciados) é um filme norte americano realizado em 1957 de ficção científica dirigida por Jack Arnold com roteiro adaptado de Richard Matheson de seu texto The Shrinking Man. O filme massaja o surrealismo e o humor negro mas não parece ser intencional. As cenas de ação são consideradas bem imaginativas e a relação estranha que se forma entre o casal protagonista é um dos pontos altos do roteiro. Na linha deste filme, surgiram outros, todos nos lembramos no final da década de 80, em 1989, quando foi lançado o filme "Querida, eu encolhi os miúdos", que marcou uma geração, este já com outras ferramentas que foram usadas na sua realização.

Numa das cenas mais importantes do filme e, como na década de 50, os meios eram limitados e os efeitos especiais eram quase inexistentes, a produção entendeu que na impossibilidade de encolher o ator, foi necessário aumentar os objetos que o rodeavam, quando ele diminuía. Nesta foto podem ver-se ampliações, conteúdo dado em semelhança de figuras. Assim, uma simples tesoura pesava mais de 100 quilos ou um vulgar lápis media 10 metros. Estes objetos foram contruídos com a ajuda da matemática, mantendo a forma, tornando-se ampliações perfeitas.

Scott Carey está de férias com sua esposa num barco no mar, quando avista uma estranha nuvem que se aproxima, mas ele não sabe que é radioativa. A mulher está dentro da cabine e só Scott acaba entrando em contato com a nuvem. Quatro meses depois, novo incidente ocorre, com Scott a ser contaminado com um pesticida que se solta de um camião. A partir daí ele começa a notar que suas roupas parecem estar maiores e que está perdendo peso dia-à-dia. Até que descobre que está a encolher. Os médicos tentam descobrir uma maneira de deter o processo. Quando Scott já está com a altura de 1,10 m, sem trabalho e sem poder sair de casa pois a imprensa já divulga a sua história, os médicos aparentemente conseguem parar o encolhimento.

Scott cansa-se e sai de casa uma noite, se acalmando quando faz amizade com uma artista anã do circo. Mas sua tranquilidade dura pouco, quando percebe que voltou a encolher. Quando está com apenas alguns centímetros de altura, ele é atacado por seu gato doméstico enquanto sua esposa estava fora de casa.

Scott acaba caindo no porão da casa, e a sua esposa ao chegar, não o vê e conclui que ele foi morto pelo gato. No porão, Scott tenta de todas as maneiras sobreviver, encarando desta vez uma enorme aranha que silenciosamente tece sua teia na escuridão.

A matemática está envolvida por natureza em tudo que fazemos. Este é um bom exemplo, que vem da indústria norte americana nos finais dos anos 50, já lá vão 63 longos anos.

Publicado/editado: 11/05/2020