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Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.
Carlos Marinho - Coordenador do Clube da Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática
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Um pobre agricultor escocês trabalhava dia e noite para poder sustentar a sua família. Um dia ouviu um pedido de socorro vindo de um perigoso pântano que por aquelas bandas existia. Imediatamente, largou as ferramentas e correu para o local. Encontrou um jovem rapaz, enterrado até à cintura na lama húmida e fria. O aflito jovem estava em pânico, não parando de gritar tentando libertar-se daquela situação inusitada. O valente lavrador pondo a sua vida em risco resgatou o infeliz rapaz de uma morte anunciada.
No dia seguinte, chegou à sua humilde casa uma carruagem deslumbrante de onde saiu um nobre elegantemente vestido que se apeou e se apresentou como o pai do rapaz que tinha salvado a vida.
- Quero recompensá-lo, disse o nobre. O senhor salvou a vida do meu filho!
Numa atitude sincera e humilde o lavrador referiu:
- Não posso aceitar qualquer pagamento pelo que fiz. Era o meu dever.
Nesse instante, surgiu junto à porta da humilde cabana onde vivia com a família um pequeno rapaz.
- Aquele é o seu filho? Perguntou o nobre.
- Sim, senhor. - confirmou orgulhosamente o lavrador.
O nobre referiu:
- Proponho-lhe um acordo. Quero porporcionar ao seu filho a mesma educação que estou a dar ao meu filho. Se o seu filho se parecer consigo não duvido que vai crescer de forma a nos tornarmos ambos orgulhosos.
Após alguns instantes de indecisão, o lavrador aceitou a proposta.
O filho do lavrador frequentou as melhores escolas do país onde mais tarde se graduou na Escola Médica do Saint Mary´s Hospital, em Londres. Mais tarde tornou-se um dos mais famosos cientistas da história que revolucionou o tratamento das infeções: a penicilina.
Anos mais tarde, o filho do nobre que tinha sido salvo do pântano, adoeceu com uma pneumonia. Quem lhe salvou a vida desta vez...a penicilina.
O nome do lavrador? Fleming...
O nome do nobre? Sir Randolph Churchil...
O nome do filho do nobre? Sir Winston Churchil...
O nome do filho do lavrador? Alexander Fleming.
O investimento na escola, na ciência, na matemática deve chegar a todos, para que todos possam chegar onde merecem. A história encarrega-se mais cedo ou mais tarde de compensar todos aqueles que permitem a evolução correta das coisas. Quem pelo contrário prejudica em nome de números não há penicilina que o salve...
Por mim, vou continuar a fazer o que gosto: ensinar matemática. Como referiu o matemático húngaro Alfréd Rényi "se me sinto infeliz, eu faço matemática para ser feliz. Se eu estou feliz, eu faço matemática para me manter feliz." Ficava ainda mais feliz se um dia descobrisse que anda por aí um Alexander Fleming que possa ter passado pelas minhas mãos.