Entre Parênteses () por António Machiavelo


 


O que é a Matemática? Para que serve? Como é a Matemática usada no dia-a-dia? Que vantagens traz para a sociedade? E para o indivíduo, que vantagens há em saber Matemática? Estas são algumas das questões que serão abordadas nesta rubrica, onde se abrirão pequenos parênteses para oferecer temas para reflexão e perspectivas talvez ligeiramente diferentes das usuais sobre a Matemática e a sua importância.

 

António Machiavelo - Departamento de Matemática da FCUP



Título: Matemática e Indústria: uma relação simbiótica.


Com o objectivo de ilustrar a importância crescente da Matemática na sociedade actual --- e não me estou aqui a referir às tradicionais contas com números que se aprendem na primária, que estão para a Matemática como soletrar está para a Poesia --- deixo aqui algumas citações retiradas do relatório sobre Matemática e Indústria da OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, datado de Julho de 2008 (disponível em http://www.oecd.org/dataoecd/47/1/41019441.pdf).


Depois de deixar claro, na pág. 4, que o termo "indústria" é usado no documento num sentido abrangente, contendo «qualquer actividade de valor económico e social, incluindo a indústria de serviços, tanto do sector público como privado», pode ler-se no início da pág. 5:


«Do ponto de vista da indústria, a matemática é uma tecnologia de base. Proporciona uma estrutura logicamente coerente e uma linguagem universal para a análise, optimização e controle de processos industriais. Porque é uma tecnologia intermediária, as suas contribuições raramente são visíveis no produto final que a indústria oferece. No entanto, o impacto económico é real, e muitas empresas --- antigas e novas --- têm alcançado uma vantagem competitiva através do uso criterioso da matemática.»


Vários exemplos onde a Matemática desempenha um papel fulcral são dados. Destaco aqui apenas um, que certamente irá marcar o futuro próximo de um modo dramático:


«Conceitos e métodos matemáticos desempenham um papel crescente na biotecnologia e na tecnologia médica. Uma avalanche de dados e informações ao nível molecular e celular lançou uma revolução tecnológica. Uma melhor compreensão quantitativa dos processos bioquímicos e biofísicos está a dar origem a tecnologias inovadoras de produção de medicamentos, materiais biológicos e tecidos artificiais. Ferramentas matemáticas permitem o desenho de novos compostos e processos com propriedades funcionais predefinidas.»


A propósito deste e de outros exemplos, é dito na pág. 6:


«Os métodos reducionistas tradicionais das ciências físicas e da engenharia deixaram de ser adequados para responder a muitas das questões levantadas em ambientes industriais. Os problemas de hoje são complexos e não lineares, envolvem fenómenos em escalas espaciais e temporais múltiplas, e a sua análise pode-se estender bem além do domínio da matemática contida nos livros de texto. A indústria requer acesso a matemáticos qualificados que apreciam e compreendem as suas necessidades, que foram treinados para capturar a essência de um problema industrial em termos matemáticos, que podem aplicar os métodos da matemática contemporânea, e que estão familiarizados com os mais recentes avanços na computação científica e algoritmos numéricos. Somente tais pessoas podem produzir as novas ideias transformadoras que impulsionam inovações futuras.»


Nas páginas 10 e 11 são dados vários exemplos de áreas de aplicação da Matemática à indústria que, por sua vez, são fonte de problemas que devem merecer a atenção da comunidade académica, pois «a sua solução não só contribuirá para a saúde económica das indústrias, mas também pode fornecer caminhos novos e desenvolvimentos emocionantes dentro das próprias ciências matemáticas».  Destes exemplos --- que incluem a indústria química, a exploração petrolífera, as tecnologias de obtenção de imagens médicas, a nono-electrónica, a logística e optimização de recursos e transportes, a análise de risco em mercados financeiros, a segurança informática, as telecomunicações --- saliento um só, mas deveras curioso. Lê-se no fim da página 11:


«A fidelidade de compressão áudio dos MP3 e a quase realidade de filmes como Jurassic Park e Harry Potter assentam no uso de sofisticados e recentemente inventados algoritmos matemáticos de compressão de dados e de processamento de imagem. Os conceitos fundamentais destas técnicas tiveram a sua origem na Matemática, e as suas aplicações, por sua vez, influenciaram o desenvolvimento de ideias novas em análise harmónica.»


Ou seja, permitam-me realçar este ponto, a Matemática tornou possível os filmes como os da saga «Harry Potter» que, por sua vez, motivaram novas ideias em Matemática!



Artigos anteriores:


Artigo "Entre Parênteses ()"de setembro - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de julho - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de junho - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de maio - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de abril - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de março - dia 5


Artigo "Entre Parênteses ()"de fevereiro - dia 5

 

Artigo "Entre Parênteses ()"de Janeiro - dia 5



Publicado/editado: 06/10/2011