|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Tem lugar neste ano lectivo de 2011/12 a trigésima edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM): www.spm.pt/olimpiadas
Com origem no concurso Mini-Olimpíadas de Matemática que se realizou pela primeira vez em 1980, por iniciativa da Delegação Regional Centro da SPM, as OPM adquiriram dimensão nacional logo em 1983 e a designação atual a partir do ano letivo 1999/2000.
Os participantes melhor classificados integram as equipas nacionais que participam nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM) e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM). A primeira participação internacional teve lugar nas OIM de 1989, na Alemanha, onde a equipa nacional obteve quatro menções honrosas. Portugal obteve a sua primeira medalha de bronze nas OIM de 1992, na Rússia, a sua primeira medalha de prata nas OIAM de 2000, na Venezuela, e a sua primeira medalha de ouro em competições internacionais nas OIAM de 2007, em Coimbra.
Apoiadas por um trabalho notável de preparação por parte da equipa do Projeto Delfos, baseado no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, as equipas nacionais obtêm agora com regularidade resultados de muito relevo nas OIM e OIAM. Nas OIM de 2011, na Holanda, Portugal obteve uma medalha de ouro, a primeira nesta competição, duas de bronze e uma menção honrosa. Nas OIAM que terminaram ontem na Costa Rica, Portugal voltou a ter uma excelente participação: duas medalhas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa.
Como no ano passado, as XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática deste ano lectivo de 2011/12 têm cinco categorias, que vão do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.
A data limite para inscrição das escolas nas Pré-Olimpíadas (5º ano), Categoria Júnior (6º e 7º anos), Categoria A (8º e 9º anos) e Categoria B (10º, 11º e 12º anos) é 26 de Outubro de 2011 e deve ser feita acedendo ao site:
Para participação nas Mini-Olimpíadas (3º e 4º anos) as escolas devem inscrever-se até 30 de Abril de 2012 no site: http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/
Inscrevam-se, preparem-se e participem. Bom trabalho e boa sorte!