(Di)Visões por Miguel Abreu

   


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.  

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática   


artigo de Setembro 2012 

Título: A importância da relação entre um professor e os seus alunos


Dos meus tempos de aluno do ensino básico, secundário e universitário, lembro-me bem da curiosidade e expectativa que tinha no início de cada ano letivo em conhecer os meus novos professores. Sei também, tanto por experiência própria como através de muitos colegas, que os professores sentem o mesmo em relação aos seus novos alunos. Talvez a pergunta mais elementar que todos fazem seja a seguinte: será que nos vamos dar bem?


Uma boa relação de trabalho entre um professor e os seus alunos, baseada no respeito pelo papel e características pessoais de cada um, é muito mais do que meio caminho andado para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem em que todos vão estar envolvidos.


Pessoalmente, tenho boas recordações de uma grande parte dos muitos professores que tive ao longo de mais de 20 anos de estudo.  Também tive problemas com alguns, felizmente poucos. Aprendi com todos, mais com uns do que com outros. Alguns marcaram-me positivamente muito para além do que ensinavam na sala de aula, com influência direta nas opções que tomei e oportunidades que tive.


Acontece-me, felizmente com alguma frequência, encontrar e poder conversar com alguns dos meus antigos professores. No fim de semana passado encontrei a minha excelente professora da quarta classe, já velhinha e há muito reformada, que aproveitou a oportunidade para contar a um dos meus filhos alguns episódios caricatos que se passaram comigo.


É também muito gratificante para mim, como professor, encontrar antigos alunos e ficar a saber sobre os seus percursos académicos e profissionais.


Este mês de setembro marca o início de mais um ano letivo. Faço votos para que se estabeleçam boas e marcantes relações entre professores e alunos.


 


 
Artigos meses anteriores:


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Exposições IMAGINARY em Portugal"


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Prognósticos matemático-estatísticos"


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Sobre o Ensino Básico"


Artigo "(Di) Visões" de Janeiro - "Breve Balanço Matemático de 2011"


Artigo "(Di) Visões" de Dezembro - "Matemática em Família"  

 

Artigo "(Di) Visões" de Novembro - "Rankings das Escolas"  

 

Artigo "(Di) Visões" de Outubro - "XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática"  

   

Artigo "(Di) Visões" de Setembro - "Arranque do Ano Lectivo"  


Artigo "(Di) Visões" de julho - "Balanços"  


Artigo "(Di) Visões" de junho - "Provas de Aferição e Exames nacionais"  


Artigo "(Di) Visões" de maio - "Olímpiadas Portuguesas da Matemática"  


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Jonh Milner, Michael Atihah e Descobertas Matemáticas"  


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Por um Estudo Acompanhado para Todos"  


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Bons Exemplos"

Publicado/editado: 02/09/2012