|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
(baseado no Prefácio que escrevi para o livro com o mesmo título)
É comum ouvirmos alunos dizer que acham a Matemática difícil e que não percebem para que serve. Porque dizem isso? A Matemática que se ensina no ensino básico não é difícil e tem utilidade imediata no dia a dia da vida de todos nós. A razão principal para esta opinião dos alunos, e a melhor maneira de a mudar, está para mim resumida nas seguintes frases, que se encontram em lugar de destaque nas “Informações para os pais” do recente livro Matemática em Família, da autoria de Carlos Grosso e José Robalo:
“Na aprendizagem da Matemática, as dificuldades reveladas pelos alunos nos primeiros anos têm tendência a arrastar-se, fazendo aumentar as dificuldades no futuro. Assim, quanto mais cedo forem identificadas, mais facilmente poderão ser ultrapassadas.”
Costumo dizer que a Matemática é como um edifício com vários andares e sem elevador. Para se subir é preciso usar as escadas, degrau a degrau. Não é possível chegar ao segundo andar sem ter passado pelo primeiro. Da mesma forma, não é possível um aluno aprender a Matemática do segundo ciclo sem saber bem a que lhe foi ensinada no primeiro. Infelizmente, este cenário é bastante comum; há muitos alunos que chegam ao segundo ciclo sem saberem bem a Matemática do primeiro, e nem sempre essas lacunas são identificadas e ultrapassadas atempadamente, acabando muitas vezes por aumentar de forma inultrapassável as suas dificuldades.
É aqui que se insere este Matemática em Família que resulta de uma colaboração entre a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social e a SPM, com o apoio editorial da Porto Editora. Dirigido especialmente aos alunos que vão iniciar o 2.º ciclo e aos seus encarregados de educação, é uma ferramenta familiar para detetar e ultrapassar em tempo útil as lacunas de aprendizagem da Matemática do 1.º ciclo. Reconhecendo que “é impossível aprender sem esforço e dedicação”, propõe um conjunto de regras e boas práticas de estudo. Tem por base a melhor e mais avançada tecnologia para aprender Matemática: fazer exercícios e resolver problemas, usando, principalmente, papel, lápis e borracha.
O Matemática em Família teve o seu lançamento oficial no passado dia 28 de Novembro, na Gulbenkian em Lisboa. Recomendo-o nesta época natalícia a todos os que queiram ajudar alunos do 2.º ciclo a estudar e aprender matemática.
Votos de Festas Felizes e boa matemática em família.