(Di)Visões por Miguel Abreu

Eixos de Opinião de outubro de 2012

     


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.    

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática     


artigo de novembro de  2012   

Título: "Conceitos Fundamentais da Matemática" de Bento de Jesus Caraça 

 
Teve lugar no passado dia 25 de Outubro um colóquio comemorativo de "Os 70 anos dos Conceitos Fundamentais da Matemática de Bento de Jesus Caraça". Organizado por Luís Saraiva, coordenador do Seminário Nacional de História da Matemática da SPM, foi um evento muitíssimo interessante, que celebrou tanto o livro como o seu autor.
 
Relativamente ao livro, trata-se de uma notável obra de divulgação matemática com 3 partes - Números, Funções, Continuidade. Estão reunidas num só volume na sua edição mais recente, feita pela Gradiva em 1998. Confesso, com algum embaraço, que comecei a lê-lo pela primeira vez na semana anterior ao colóquio. Apesar de ainda só terminado a primeira parte, não tenho qualquer dúvida em concordar com Sebastião e Silva quando disse que "a leitura dos Conceitosproporciona momento de grande interesse e beleza (principalmente na primeira parte, que chega a ser primorosa)". É adequado e recomendo-o vivamente a alunos do final do ensino secundário e início do universitário, bem como aos seus professores.
 
Relativamente ao autor, que faleceu com apenas 47 anos em Junho de 1948, citarei algumas passagens de um artigo de Ruy Luís Gomes com o título "Bento Caraça, Grande Educador", publicado em Dezembro de 1948 na Gazeta de Matemática.
 
"Fundou com António Monteiro, Hugo Ribeiro, José Paulo e Manuel Zaluar a Gazeta de Matemática, ajudou a constituir a Sociedade Portuguesa de Matemática e, assim, facilitando o caminho aos mais novos, participou efectivamente na obra de renovação da cultura matemática iniciada em Portugal há cerca de 10 anos.
 
Vencendo as suas próprias dificuldades e tirando delas um ensinamento para facilitar a formação profissional da juventude, contribuiu em larga medida para que a investigação se tornasse uma primeira realidade, procedendo assim, deu um conteúdo real e progressivo á sua missão de educador.
 
Na verdade, que é um educador? É precisamente "aquele que propõe à juventude uma certa hierarquia de valores" (Julien Benda).
 
E a sua orientação é boa ou má, quero dizer, útil ou nociva ao interesse nacional e à causa mais ampla do progresso da humanidade, conforme a escala de valores que escolhe e aplica através da sua própria actuação de educador.
 
Neste sentido, Bento Caraça foi um grande educador!"

 

 


 
Artigos meses anteriores:


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Exposições IMAGINARY em Portugal"


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Prognósticos matemático-estatísticos"


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Sobre o Ensino Básico"


Artigo "(Di) Visões" de Janeiro - "Breve Balanço Matemático de 2011"


Artigo "(Di) Visões" de Dezembro - "Matemática em Família"    

 

Artigo "(Di) Visões" de Novembro - "Rankings das Escolas"    

 

Artigo "(Di) Visões" de Outubro - "XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática"    

     

Artigo "(Di) Visões" de Setembro - "Arranque do Ano Lectivo"    


Artigo "(Di) Visões" de julho - "Balanços"    


Artigo "(Di) Visões" de junho - "Provas de Aferição e Exames nacionais"    


Artigo "(Di) Visões" de maio - "Olímpiadas Portuguesas da Matemática"    


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Jonh Milner, Michael Atihah e Descobertas Matemáticas"    


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Por um Estudo Acompanhado para Todos"    


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Bons Exemplos"

Publicado/editado: 01/11/2012