(Di)Visões por Miguel Abreu

Matemática

        


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.       

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática        


Artigo de fevereiro de  2013 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Título: Henrique Leitão eleito para a Academia Internacional de História das Ciências


Em Março de 2010, na cerimónia de encerramento do Ano Internacional da Astronomia que teve lugar no Gulbenkian, em Lisboa, tive a oportunidade de conhecer e ouvir pela primeira vez uma palestra do Henrique Leitão. Falou sobre "Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas" de Galileu Galilei, obra que acabara de traduzir para português numa edição anotada por si e publicada pela Gulbenkian. Essa pequena palestra de 10/15 minutos foi suficiente para ficar com uma ideia clara de que o "Mensageiro das Estrelas" é "um livro único na história da ciência e uma das obras mais importantes em toda a história do pensamento ocidental" e perceber que o Henrique Leitão é um membro de excepcional qualidade na nossa academia.
 
Este facto foi agora reconhecido de forma inequívoca pela prestigiada Academia Internacional de História das Ciências, ao eleger o Henrique Leitão como seu membro efetivo, uma distinção que não era atribuída a um português há mais de 50 anos.
 
Com um grande abraço de parabéns e para que fiquem a conhecer melhor este nosso notável historiador de ciência, reproduzo aqui uma parte da notícia publicada no site da SPM:
"Autor de vários livros, Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), dedicou-se nos últimos anos à coordenação científica da publicação das Obras de Pedro Nunes, com a chancela da Fundação Calouste Gulbenkian e da Academia das Ciências de Lisboa.

Henrique Leitão doutorou-se em física, em 1998, na FCUL, mas o interesse crescente pela história das ciências acabou por torná-lo num “historiador de ciência a tempo inteiro”. Entre os seus principais interesses está a história das ciências exatas nos séculos XV a XVII.

Membro de várias sociedades científicas, nacionais e estrangeiras, Henrique Leitão tem colaborado pontualmente com a SPM em algumas das suas atividades. Desenvolve investigação no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e leciona na Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, na Universidade de Lisboa.

É ainda comissário da exposição 360º - Ciência Descoberta, sobre a ciência ibérica na época dos descobrimentos, patente na Fundação Calouste Gulbenkian a partir de 2 de março."


 
Artigos meses anteriores:


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Exposições IMAGINARY em Portugal"


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Prognósticos matemático-estatísticos"


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Sobre o Ensino Básico"


Artigo "(Di) Visões" de Janeiro - "Breve Balanço Matemático de 2011"


Artigo "(Di) Visões" de Dezembro - "Matemática em Família"       

 

Artigo "(Di) Visões" de Novembro - "Rankings das Escolas"       

 

Artigo "(Di) Visões" de Outubro - "XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática"       

        

Artigo "(Di) Visões" de Setembro - "Arranque do Ano Lectivo"       


Artigo "(Di) Visões" de julho - "Balanços"       


Artigo "(Di) Visões" de junho - "Provas de Aferição e Exames nacionais"       


Artigo "(Di) Visões" de maio - "Olímpiadas Portuguesas da Matemática"       


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Jonh Milner, Michael Atihah e Descobertas Matemáticas"       


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Por um Estudo Acompanhado para Todos"       


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Bons Exemplos"

Publicado/editado: 01/02/2013