|
Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Foi em 2004 que Salman Khan começou a ensinar e tirar dúvidas de matemática a uma prima que morava a mais de 2000 km de distância. As conversas telefónicas iniciais foram substituídas por pequenos vídeos colocados no Youtube. O enorme número de visualizações que começaram a ter acabaram por levar Salman a deixar a bem sucedida carreira que tinha na altura, criando e dedicando-se a tempo inteiro à Academia Khan. O projeto ganhou grande notoriedade quando recebeu um apoio financeiro muito significativo da Google (2 milhões de dólares) e da Fundação Bill e Melinda Gates (1,5 milhões de dólares). Podem ver uma palestra TED de 2011 onde o Salman Khan fala sobre o início da sua academia.
A Academia Khan tem atualmente um repositório com mais de 4000 vídeos nas áreas de matemática, ciência, física, química, computação, história, humanidades e economia.
No passado dia 4 de Abril foi apresentado o projeto de parceria entre a Fundação PT e a Academia Khan para tradução dos vídeos para português. 80% das traduções previstas para 2013 e 2014 serão sobre Matemática do ensino básico e secundário: cerca de 400 vídeos até ao final de 2013 e mais 600 até ao final de 2014. Já há perto de 100 disponíveis.
A SPM é parceira em toda a componente matemática deste projeto, fazendo uma revisão científica da tradução para português dos vídeos originais. A voz portuguesa do Salman Khan é do Rogério Martins, professor de Matemática da Universidade Nova e autor/apresentador do Isto é Matemática (programa televisivo da SPM que passa semanalmente na SIC Notícias).
Estou pessoalmente envolvido nesta parceria da SPM com a Fundação PT. Gosto do formato e da qualidade dos vídeos. Não pretendem nem podem substituir as aulas e o estudo, mas podem ser uma boa ajuda tanto nas aulas como no estudo. Estão gratuitamente à disposição de alunos, pais e professores, a qualquer hora e em qualquer lugar onde haja acesso à internet. Experimentem.
Artigo "(Di) Visões" de maio de 2013 - Vídeos de Matemática da Academia Khan...Artigo "(Di) Visões" de abril de 2013 -