|
Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Este último Domingo, 29 de Setembro, foi dia de feitos notáveis e inéditos no desporto português: o tenista João Sousa obteve a primeira vitória portuguesa no ATP World Tour, vencendo o Torneio da Malásia, e Rui Costa tornou-se no primeiro português a vencer a prova de fundo dos Mundiais de Ciclismo, em Itália, sagrando-se campeão do mundo. Muitos parabéns a estes dois campeões.
Este Domingo foi também o dia da chegada a Lisboa da equipa portuguesa que participou nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, no Panamá. Formada por Luís Duarte (medalha de ouro), Miguel Moreira (prata), Miguel Santos (prata) e Miguel Costa (bronze), esta equipa obteve para Portugal a sua melhor pontuação de sempre e repetiu o extraordinário segundo lugar do ano passo, entre 20 países e só atrás do Brasil.
No passado mês de Julho, nas Olimpíadas Internacionais de Matemática que tiveram lugar na Colômbia, a equipa de Portugal formada por Miguel Moreira (ouro), David Martins (bronze), Francisco Andrade (bronze), Luís Duarte (bronze), Miguel Santos (bronze) e Nuno Santos (menção honrosa), conseguiu também obter a sua melhor pontuação de sempre e um notável 36º lugar entre 97 países. Depois em Agosto, nas Olimpíadas de Matemática da CPLP que decorreram em Moçambique, Portugal obteve uma medalha de ouro (Miguel Costa), uma de parta (João Rocha) e duas de bronze (David Andrade e Henrique Santos).
Parabéns a todos estes campeões da Matemática e a toda a equipa do Projeto Delfos, baseado no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, que os seleciona, prepara e acompanha nestas competições.
Obrigado às entidades que apoiam a SPM, proporcionando as condições financeiras necessárias para participar nestas competições internacionais e realizar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática: Ministério da Educação e Ciência, Ciência Viva, Banco Espírito Santo, Fundação Calouste Gulbenkian e Pathena.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática de 2013/14 estão à porta: ver aqui.
Inscrevam-se, preparem-se e participem. Bom trabalho e boa sorte!
Artigo "(Di) Visões" de setembro de 2013 - Mudar o chipArtigo "(Di) Visões" de julho de 2013 - Férias e Escola de Verão da SPMArtigo "(Di) Visões" de junho de 2013 - Primos GémeosArtigo "(Di) Visões" de maio de 2013 - Vídeos de Matemática da Academia Khan...Artigo "(Di) Visões" de abril de 2013 -