Conversas Paralelas por J. Matias Alves


 

 

"Conversas Paralelas" é a rubrica que nos dará uma visão exterior à matemática, com as ferramentas das Ciências de Educação. Vamos  ter certamente uma leitura diferente, onde a arte das palavras vai justificar argumentos num espaço onde os números dominam. 


José Matias Alves - Professor Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

 



Artigo de Dezembro


Título: A Síndrome de Estocolmo


A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico particular desenvolvido por pessoas que são vítimas de sequestro,  rapto,  prisão, violências de várias naturezas e em que a vítima desenvolve sentimentos de lealdade para com o sequestrador apesar da situação de perigo em que se encontra colocada.


Partindo desta definição e desta metáfora poderemos sustentar que a ação educativa e formativa – e designadamente os seus autores centrais, os professores – vive com esta síndrome? Que vive prisioneira de políticas erráticas e sem consistência, apenas preocupadas com aparentes resultados finais revelados em  exame tradicional? Que vive submersa numa contínua dependência centralizadora  que  asfixia a vontade de invenção e de  voo? Que vive enredada na lógica do simulacro e do faz de conta? Que, paradoxalmente, manifesta uma certa complacência em relação a quem a menoriza e asfixia?


As respostas não podem ser lineares. Mas se olharmos a realidade deste ponto de vista talvez nos seja permitido ver que as escolas e os professores permanecem reféns do Minotauro. Que tem muitos nomes: a contínua experimentação legislativa, a desautorização sistemática dos professores, o centralismo exacerbado, a expropriação dos espaços e dos equipamentos públicos via Parque Escolar, a desinserção territorial das escolas  e a consequente desertificação económica a nível local (gerada pelo mesmo operador) , o controlo a priori de simples atos administrativos, a perda da autonomia administrativa…


É uma síndrome pouco visível que retira o seu poder deste estatuto. Mas que nos deve alertar para o risco de colapso que temos o dever de alertar.




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Artigo "Conversas Paralelas"de DEzembro - "A Síndrome de Estocolmo" - dia 18   


Artigo "Conversas Paralelas"de Novembro - "O Director é importante, mas..." - dia 18  

 

Artigo "Conversas Paralelas" de Outubro - "Perigo de Explosão" - dia 18  


Artigo "Conversas Paralelas"de setembro - "A minha sala de aula é uma trincheira" - dia 18  


Artigo "Conversas Paralelas"de junho - "Roteiro para uma escola eficaz em tempo de definição de políticas" - dia 18  


 Artigo "Conversas Paralelas"de maio - "Tempo de Lucidez e Exigência" - dia 18  


Artigo "Conversas Paralelas"de Abril - Tempo de Cidadania" - dia 18   


Artigo "Conversas Paralelas"de março - "Avaliação para a Melhoria" - dia 18   


Artigo "Conversas Paralelas"de Fevereiro - Reformar o Pensamento" - dia 18 


Artigo "Conversas Paralelas"de Janeiro - "Grandes Desafios" - dia 18



Publicado/editado: 18/12/2011