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Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
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artigo de novembro de 2012

Título: "Conceitos Fundamentais da
Matemática" de Bento de Jesus Caraça
Teve lugar no passado
dia 25 de Outubro um colóquio comemorativo de "Os 70 anos dos Conceitos Fundamentais da Matemática de
Bento de Jesus Caraça". Organizado por Luís Saraiva, coordenador do
Seminário Nacional de História da Matemática da SPM, foi um evento muitíssimo
interessante, que celebrou tanto o livro como o seu autor.
Relativamente ao
livro, trata-se de uma notável obra de divulgação matemática com 3 partes - Números,
Funções, Continuidade. Estão reunidas num só volume na sua edição mais recente,
feita pela Gradiva em 1998. Confesso, com algum embaraço, que comecei a lê-lo
pela primeira vez na semana anterior ao colóquio. Apesar de ainda só terminado
a primeira parte, não tenho qualquer dúvida em concordar com Sebastião e Silva
quando disse que "a leitura dos Conceitosproporciona momento de grande interesse e beleza (principalmente na primeira
parte, que chega a ser primorosa)". É adequado e recomendo-o vivamente a alunos do final do ensino secundário
e início do universitário, bem como aos seus professores.
Relativamente ao
autor, que faleceu com apenas 47 anos em Junho de 1948, citarei algumas
passagens de um artigo de Ruy Luís Gomes com o título "Bento Caraça,
Grande Educador", publicado em Dezembro de 1948 na Gazeta de Matemática.
"Fundou com
António Monteiro, Hugo Ribeiro, José Paulo e Manuel Zaluar a Gazeta de
Matemática, ajudou a constituir a Sociedade Portuguesa de Matemática e, assim,
facilitando o caminho aos mais novos, participou efectivamente na obra de
renovação da cultura matemática iniciada em Portugal há cerca de 10 anos.
Vencendo as suas
próprias dificuldades e tirando delas um ensinamento para facilitar a formação
profissional da juventude, contribuiu em larga medida para que a investigação
se tornasse uma primeira realidade, procedendo assim, deu um conteúdo real e
progressivo á sua missão de educador.
Na verdade, que é um
educador? É precisamente "aquele que
propõe à juventude uma certa hierarquia de valores" (Julien Benda).
E a sua orientação é
boa ou má, quero dizer, útil ou nociva ao interesse nacional e à causa mais
ampla do progresso da humanidade, conforme a escala de valores que escolhe e
aplica através da sua própria actuação de educador.
Neste sentido, Bento
Caraça foi um grande educador!"
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