|
Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Escrevo este (Di)Visões no Rio de Janeiro, onde estou a terminar duas semanas de trabalho muito produtivo com o meu amigo Leonardo Macarini, brasileiro e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Conheci o Leonardo em Agosto de 2007, numa conferência que ele organizou com dois professores do bem conhecido Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA): o Henrique Bursztyn, também brasileiro e amigo de longa data, e o Marcelo Viana, matemático luso-brasileiro de topo mundial há muito radicado no Brasil.
Essa conferência marcou para mim o início de uma excelente colaboração com o Leonardo, que além de bons resultados científicos tem também produzido oportunidades de uma maior colaboração entre a SPM e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com intermediação do Henrique, o meu local de trabalho com o Leonardo no Rio tem sido sempre o IMPA, que é inexcedível no seu acolhimento e nas condições que proporciona. Isto tem-me permitido um contacto mais pessoal com a direção da SBM, que tem a sua sede no IMPA, em particular com o Marcelo que é seu vice-presidente.
Agradeço a todos eles as várias oportunidades que me deram ao longo destes quase seis anos para visitar o Rio de Janeiro e desfrutar do seu acolhimento, amizade e qualidade científica. Espero conseguir manter esse privilégio, aproveitando também para continuar a reforçar os laços entre a SPM e a SBM.
Estando eu agora nesta Cidade Maravilhosa, seria natural pensar que as palavras Campeonato e Olimpíadas que estão no título deste (Di)Visões se referem aos próximos Campeonato do Mundo de Futebol (Brasil, 2014) e Jogos Olímpicos (Rio de Janeiro, 2016). Podia ser, mas não é...
Março é mês de final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (já hoje, 1 de Março, em Évora) e de final nacional das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (de 14 a 17 de Março, em Albufeira). Representam o culminar anual de muito trabalho feito por muita gente competente e dedicada: organizadores locais e nacionais, monitores, professores, pais e alunos de todo o país. Um grande OBRIGADO a todos.
Desejo também o maior sucesso aos finalistas, tanto para agora como para o futuro.