|
Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Os Boston Red Sox ganharam a World Series 2013 e são campeões de basebol!!!
Desde que me conheço que gosto muito de ver desporto, todo o tipo de desporto, ao vivo, na televisão e, agora, também na internet. Já adulto, vivi seis anos nos EUA e um ano no Canadá e, como é óbvio, aproveitei a oportunidade para ver muito desporto. Já conhecia a NBA, liga profissional de basquetebol, mas não as outras três grandes ligas profissionais norte-americanas de desportos colectivos: a NFL de futebol americano, a NHL de hóquei no gelo e a MLB de basebol. Fiquei um grande adepto e continuo a acompanhar estes desportos sempre que posso. O futebol americano é o meu favorito, mas hoje vou falar-vos de basebol.
Considerado o Passatempo da América, o basebol é para os americanos ainda mais do que o futebol é para nós. Além da vertente desportiva e competitiva, tem uma dimensão histórica, cultural e social que o futebol não tem. Para quem vem de fora e começa a ver pela primeira vez, é difícil perceber o fascínio que existe nos EUA por este desporto algo parado, com raros momentos excitantes e jogos muito longos. É o único dos grandes desportos profissionais colectivos norte-americanos em que não há qualquer cronómetro a controlar o tempo. A duração média de cada jogo é perto de três horas.
Pode parecer paradoxal, mas é provavelmente a longa duração dos jogos e estes serem algo parados que contribui para todas as outras dimensões que o basebol tem para os americanos. Há tempo para se conversar sobre cada jogada e jogador. Analisar os pontos fortes e fracos de cada batedor e lançador, quase sempre com base em dados estatísticos que são meticulosamente compilados. O basebol é muito provavelmente o desporto onde se usa mais matemática, principalmente estatística, tanto nas discussões entre adeptos como em todas as decisões de contratação, dispensa, titularidade e substituição de jogadores.
Os momentos excitantes podem ser poucos mas são intensos, principalmente nos jogos mais decisivos. A época regular decorre de Abril a Setembro de cada ano e durante estes 6 meses cada uma das 30 equipas profissionais faz 162 jogos, 81 em casa e 81 fora, o que faz com que haja, em média, cerca de 14 jogos por dia! Assim, todos os dias há várias jogadas excitantes para ver, analisar e discutir, na televisão, em casa, nos estádios, em bares e cafés, por toda a América do Norte.
Outubro é o mês dos play-off entre as 10 melhores equipas e termina com o chamado Clássico de Outono: a World Series que teve a sua primeira edição em 1903. É uma final que pode ter até 7 jogos. Este ano foi entre os Boston Red Sox e os St. Louis Cardinals, com vitória de Boston ao fim de 6 jogos (4-2), o último dos quais foi na quarta, 30 de Outubro (ontem de madrugada em Portugal). Agora, há que esperar 5 meses para o início da próxima época do Passatempo da América.
Artigo "(Di) Visões" de novembro de 2013 - BasebolArtigo "(Di) Visões" de outubro de 2013 -Artigo "(Di) Visões" de setembro de 2013 - Mudar o chipArtigo "(Di) Visões" de julho de 2013 - Férias e Escola de Verão da SPMArtigo "(Di) Visões" de junho de 2013 - Primos GémeosArtigo "(Di) Visões" de maio de 2013 - Vídeos de Matemática da Academia Khan...Artigo "(Di) Visões" de abril de 2013 -