(Di)Visões por Miguel Abreu

 


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática 


artigo de Fevereiro


Título: Sobre o Ensino Básico


Tendo tido a oportunidade de dar uma palestra no evento TEDxISTTagus, que decorreu no passado dia 22 de Janeiro, falei sobre algumas ideias que considero fundamentais para o ensino básico em Portugal e que gostaria de partilhar aqui convosco.


1.    Ser professor do 1º e 2º ciclo tem que ser uma profissão muito mais exigente e prestigiada do que é atualmente.

2.    Todos os alunos, em especial os que têm menos motivação e mais dificuldade, devem conseguir ter uma média de 90% nos testes do 1º e 2º ciclo.

3.    Têm que existir mecanismos que permitam desenvolver todas as potencialidades dos alunos com mais motivação e talento.

4.    As famílias têm que saber o que as suas crianças estão a aprender no 1º e 2º ciclo e treinar regularmente com elas essas matérias.

5.    Não pode ser permitido o uso de máquina de calcular nas provas nacionais de matemática de todo o ensino básico.


Havendo muito a dizer sobre cada um destes pontos, aproveito o espaço que tenho neste Divisões para deixar apenas mais uma referência sobre cada um.


1.    Enquanto que em Portugal ser professor de 1º ou 2º ciclo não é normalmente uma

primeira escolha, na Finlândia "ser professor primário é tão prestigiado como ser médico ou advogado: os pais querem que os filhos sejam professores primários e, quando perguntam aos miúdos que acabaram o secundário que carreira querem seguir, a profissão surge nos dois primeiros lugares. E muitos dos que têm essa ambição não a conseguem alcançar, porque é muito difícil entrar para o curso."

[Jouni Välijärvi, director do Instituto Finlandês para a Investigação em Educação, Universidade de Jyväskylä, no Público de 1 de Maio de 2011.]

2.    Ter 70% a Matemática no 1º ciclo significa conseguir resolver corretamente apenas cerca de 50% dos problemas que envolvam dois tópicos dessas matérias, cerca de 30% dos problemas que envolvam três desses tópicos, ... . Assim, não é de espantar que em 2011, no exame de Matemática do 9º ano, cerca de um terço dos alunos (30.000 em 90.000) tenha tido um resultado inferior a 30%.

3.    Leiam o que escrevi sobre isto no Divisões de Março de 2011.

4.    O nosso atraso cultural nesta matéria é muito grande. O “Matemática em Família” do Divisões de Dezembro de 2011 pode ser muito útil.

5.    Falo disto com frequência e, ao contrário dos pontos anteriores, é fácil de implementar. É muito positivo que a nova Prova Final de Matemática do 2ºciclo tenha uma parte significativa sem máquina de calcular.


Tendo em conta os pontos 2 e 4, termino com um conselho para todos os familiares de crianças a frequentar o 1º ou 2º ciclo: não descansem nem fiquem demasiado satisfeitos

com notas de 70 ou mesmo 80 por cento, porque o nível médio necessário nestes dois primeiros ciclos de estudo é 90 por cento.

 



 

Artigos meses anteriores:

Artigo "(Di) Visões" de Janeiro - "Breve Balanço Matemático de 2011"


Artigo "(Di) Visões" de Dezembro - "Matemática em Família"

 

Artigo "(Di) Visões" de Novembro - "Rankings das Escolas"

 

Artigo "(Di) Visões" de Outubro - "XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática"

Artigo "(Di) Visões" de Setembro - "Arranque do Ano Lectivo"


Artigo "(Di) Visões" de julho - "Balanços"


Artigo "(Di) Visões" de junho - "Provas de Aferição e Exames nacionais"


Artigo "(Di) Visões" de maio - "Olímpiadas Portuguesas da Matemática"


Artigo "(Di) Visões" de Abril - "Jonh Milner, Michael Atihah e Descobertas Matemáticas"


Artigo "(Di) Visões" de Março - "Por um Estudo Acompanhado para Todos"


Artigo "(Di) Visões" de Fevereiro - "Bons Exemplos"


Artigo "(Di) Visões" de Janeiro - "Relançamento do Clube de Matemática da SPM"





Publicado/editado: 01/02/2012