|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Em 2008, por ocasião do Ano da Matemática na Alemanha, foi inaugurada a primeira instalação da exposição Imaginary, desenvolvida pelo Instituto de Investigação em Matemática de Oberwolfach. Agora, em 2012, vamos ter oportunidade de ver duas instalações desta exposição em Portugal.
A exposição Imaginary funciona como um atelier para experimentar e visualizar a ligação entre álgebra e geometria. Esta ligação nasceu em 1637 quando Descartes publicou o texto Geometria como um dos apêndices do seu Discurso do Método. Está assim a fazer 375 anos, mas continua jovem e cheia de dinamismo. As capacidades gráficas dos atuais computadores possibilitam experimentar e visualizar esta ligação de uma forma apelativa e extremamente bela. A exposição Imaginary põe estas possibilidades à disposição do público em geral.
As duas instalações da exposição que vamos ter em Portugal têm o interesse adicional de estar ligadas ao espólio de museus universitários:
- o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (http://www.mnhnc.ul.pt), onde haverá uma relação com arte e arquitetura sob o tema Formas e Fórmulas. Esta instalação será inaugurada em Abril.
- o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (http://www.museudaciencia.org/), onde a exposição tem o tema Matemática e Natureza e foi inaugurada no passado dia 23 de Março.
É de realçar a forma notável com ambas as exposições combinam matemática com beleza artística e património museológico científico. A Sociedade Portuguesa de Matemática só tem a agradecer a todos os que as tornaram possíveis, bem como a oportunidade de lhes dar o seu apoio institucional.
Não deixem de as visitar.